Inscrições para o Edital de Coprodução Brasil-Portugal, realizado pela ANCINE com parceria do ICA, terminam no dia 19 de maio

enviado por Cláudio Bento
Termina no dia 19 de maio o prazo de inscrições para o Edital de Coprodução Brasil-Portugal 2015, realizado pela ANCINE em parceria com o ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual. De acordo com Eduardo Valente, assessor internacional da ANCINE, o objetivo é apoiar e dar mais um caminho para a produção cinematográfica entre Brasil e Portugal. “Esse edital está na 10ª edição e é o mais importante, pois há muita procura devido à ligação linguística e histórica entre os dois países”, conta Eduardo.
Serão 600 mil dólares investidos em quatro projetos de longas-metragens de ficção, animação e documentário, independentes e com filmagens que ainda não tenham sido iniciadas. Poderão se inscrever obras apresentadas por produtoras brasileiras com participação minoritária. Os projetos com participação majoritária brasileira devem ser inscritos por produtores portugueses no edital lançado pela ICA, em Portugal. As duas produções selecionadas – dois por edital – serão premiadas na moeda de seu país de origem o valor equivalente a 150 mil dólares.

Segundo Eduardo Valente, o edital luso-brasileiro é o mais antigo e, nos anos anteriores, recebeu, em média, de 8 a 12 inscrições por edição. Algumas das produções que foram selecionados nos outros anos são: Tabu, de Miguel Gomes, vencedor do Prêmio FIPRESCI no Festival de Berlim em 2012; A Estrada 47, de Vicente Ferraz, vencedor do troféu de melhor montagem no Festival do Rio 2013; e O Grande Kilapy, de Zezé Gamboa, coprodução entre Brasil, Portugal e Angola.
Hoje, ao todo, a ANCINE tem quatro editais binacionais: Argentina, Uruguai, Itália e Portugal. Questionado se há previsão para novas parcerias, o assessor revela: “Já temos um protocolo assinado com o México. Provavelmente, teremos novidades sobre esse edital ainda neste ano”.
As inscrições devem ser encaminhadas para o Escritório Central da ANCINE no Rio de Janeiro. Para outras informações sobre inscrições, regulamentos e detalhes do edital, acesse aqui.

Comentários