Pular para o conteúdo principal

Inscrições para o Edital de Coprodução Brasil-Portugal, realizado pela ANCINE com parceria do ICA, terminam no dia 19 de maio

enviado por Cláudio Bento
Termina no dia 19 de maio o prazo de inscrições para o Edital de Coprodução Brasil-Portugal 2015, realizado pela ANCINE em parceria com o ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual. De acordo com Eduardo Valente, assessor internacional da ANCINE, o objetivo é apoiar e dar mais um caminho para a produção cinematográfica entre Brasil e Portugal. “Esse edital está na 10ª edição e é o mais importante, pois há muita procura devido à ligação linguística e histórica entre os dois países”, conta Eduardo.
Serão 600 mil dólares investidos em quatro projetos de longas-metragens de ficção, animação e documentário, independentes e com filmagens que ainda não tenham sido iniciadas. Poderão se inscrever obras apresentadas por produtoras brasileiras com participação minoritária. Os projetos com participação majoritária brasileira devem ser inscritos por produtores portugueses no edital lançado pela ICA, em Portugal. As duas produções selecionadas – dois por edital – serão premiadas na moeda de seu país de origem o valor equivalente a 150 mil dólares.

Segundo Eduardo Valente, o edital luso-brasileiro é o mais antigo e, nos anos anteriores, recebeu, em média, de 8 a 12 inscrições por edição. Algumas das produções que foram selecionados nos outros anos são: Tabu, de Miguel Gomes, vencedor do Prêmio FIPRESCI no Festival de Berlim em 2012; A Estrada 47, de Vicente Ferraz, vencedor do troféu de melhor montagem no Festival do Rio 2013; e O Grande Kilapy, de Zezé Gamboa, coprodução entre Brasil, Portugal e Angola.
Hoje, ao todo, a ANCINE tem quatro editais binacionais: Argentina, Uruguai, Itália e Portugal. Questionado se há previsão para novas parcerias, o assessor revela: “Já temos um protocolo assinado com o México. Provavelmente, teremos novidades sobre esse edital ainda neste ano”.
As inscrições devem ser encaminhadas para o Escritório Central da ANCINE no Rio de Janeiro. Para outras informações sobre inscrições, regulamentos e detalhes do edital, acesse aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.