Pular para o conteúdo principal

ACORDÃO - Emanuel Medeiros Vieira

Não precisarei ser longo: o cheiro de pizza é muito forte.
“Sinto” (sem mediunidade– basta acompanhar o noticiário) que está sendo tramado m tenebroso acordão para acabar  com a Lava-Jato, envolvendo parlamentares, membros do Executivo e do “sacrossanto” Supremo(sem risos, por favor!), e diversos Partidos(além de advogados das maiores bancas do país).

Desde a nossa colonização, prevaleceu o senso de impunidade, de que os “maiores” eram os donos do país, e a plebe só deveria servir aos maiores –, aos donos do poder.

Raymundo Faoro, no seu precioso livro “Os Donos do Poder”, já apontava – com mais refinamento e sofisticação – tal problema.
Patrimonialismo, corrupção etc.
Gente grande na cadeia? Nunca.
Quando se tenta, uma  vez , mina-se de todas as maneira o esforço honrado de homens de bem de punir os corruptos– venham de onde vierem.

São as “tenebrosas transações”, não só feitas na calada noite. De dia mesmo...
Não sei se a sociedade brasileira está tão anestesiada, desiludida, amarga e individualista para não perceber o que está acontecendo.
Os cidadãos percebem sim, mas sentem-se impotentes diante do grau de desonra, de privatização da “res” pública em torno dos “grandões”– os coronéis de hoje (eletrônicos ou não).

Não sei se regimentalmente, o ministro Edson Fachin poderia levar os processos que estão com ele para o Plenário, e não apenas para Segunda Turma.
Seria a única chance de não “perder” todas.
O senhor José Dirceu eu conheço desde os embates contra a ditadura, em 1968– lutas duras foram travadas, e lidar com pessoas sem escrúpulos é mais difícil.

No poder, expulsou amigos e conhecidos do PT, stalinista que sempre foi (meu saudoso líder e querido amigo, Luiz Travassos, sabia disso). E eram pessoas da melhor estirpe (havia gente boa naquele partido que nos seus inícios, prometia: “não rouba e não deixa roubar”).
Foi bom para os expulsos. Como respirar um ar tão viciado e maléfico?

“Cuidado com os idos de março”: foi com essa frase que os oráculos avisaram Júlio César (100 a.C- 44 a.C), o grande general romano, sobre a conspiração que se tramava contra ele no Senado Romano.
(Apenas um comentário evocativo: no antigo Curso Clássico, no ano de 1963, estudamos (a missão do aluno era traduzir do latim para o Português – eu tinha 18 anos) – a obra de César: “De Bello Gallico” – “Comentários sobre a Guerra Gálica”

Ele manda ao Senado romano, uma frase  muito poderosa,  lembrada até hoje pelos maiores estudiosos da História: “Veni, Vidi, Vinci” (Vim, Vi, Venci”).
Voltando à previsão dos oráculos: César não se importou com as previsões dos adivinhos e, em meados de março, diante do punhal que tirou a sua vida (eram 60 senadores), pôde apenas exclamar, ao ver o filho adotivo entre os assassinos: “Et tu, Brute?”
Lembrai-vos dos idos de maio (e de junho também, e dos outros meses, na esperança de que desse fedor republicano, um  dia a apareça a luz).


(Salvador, maio de 2017)
postagem enviada pelo autor

Comentários

Anônimo disse…
Texto muito lúcido e infelizmente real.
A corja política nos tornou marionetes de um cenário crítico.
Gerson Castro
Anônimo disse…
Com certeza ...
Já pressinto o rodízio
Jaime Amparo

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.