Pular para o conteúdo principal

CANTORIA - Flávio Tallarico

Flávio Tallarico iniciou-se na literatura em 1963, com o lançamento do livro “Poemas do Momento Angustiado”, época em que morava em São Paulo, Capital.
Além de escritor, dedicou-se também à música e, nesse campo, após o lançamento do livro, teve atividade mais intensa.
Participando de conjuntos musicais de São Paulo gravou seu primeiro LP em 1964, como integrante do grupo “Os Berimbóis”. Apresentou-se com este conjunto durante dez anos na noite paulistana, em atividades como gravações de discos, bailes e shows.
Tendo a maior parte de seu tempo absorvido pela música, que acabou se impondo através de uma carreira profissional, sua atividade literária ficou restrita aos pequenos intervalos que lhe permitiam sua ocupação.
Uma nova fase em sua carreira de músico viria em 1974, com a formação do conjunto “Musical 5”, como decorrência do amadurecimento do antigo grupo “Os Berimbóis”.
Nesta fase, a carreira musical de Flávio Tallarico atingiu seu ponto máximo, sendo o grupo “Musical 5” convidado a participar dos mais importantes eventos; dentro de sua especialidade, culminando com o lançamento do segundo LP.
Com a invasão da música alienígena e a proliferação do modismo “Discoteque”, a estrutura da música ao vivo ficou seriamente abalada e, consequentemente, provocou a dissolução de grande número de grupos musicais, criando dificuldade de subsistência à maioria dos profissionais.
Diante desse quadro, a literatura volta a assumir papel importante na vida de Flávio Tallarico. Em 1976, já amadurecido, volta com a família para Descalvado e reencontra-se com a poesia.
Começa a trabalhar na imprensa descalvadense como repórter e redator do Jornal do Vale e depois, jornal Tribuna de Descalvado, publicando em ambos suas crônicas e poesias.
“CANTORIA” nada mais é do que o resultado final da longa caminhada através da música, traduzida em suas poesias e crônicas, que condensam o universo do homem e suas angústias. - por Luiz Carlos de Lima 

Costelas Felinas - livros e revistas artesanais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.