Pular para o conteúdo principal

FRAGS de Cláudia Brino - por Ernani Fraga


capa cláudia brino
O objetivo fundamental da poesia é o de nos colocar em estado poético, isto é, o de nos sensibilizar subjetivamente. E este objetivo FRAGS, o novo livro de Cláudia Brino, esta poeta de raro talento, atinge em cheio.
Halo de múltiplas significações – todas tão engenhosas quão adoravelmente subjetivas, este fazer poético de Cláudia produziu um livro lindo que, circundando a palavra para expandi-la por meio de imagens múltiplas e criativas, reinventa o fazer poético e o exalta, emociona e dá prazer sem a pirotecnia verbal estéril e fria da invencionice pela invencionice tão em voga entre os poetas contemporâneos.
Poeta especial, sensível e inovadora, Cláudia Brino, neste novo e vigoroso trabalho, transforma a palavra e a transcende de forma peculiar, bela e o lirismo tocante de seu estilo único, impactante em sua leveza aparente, tem muito do fogo e das cinzas da existência. É um lirismo rico, bíblico, desenhado com metáforas às vezes cortantes, suave umas, abruptas outras, mas sempre surpreendentes.
A aparente singeleza da voz poética de Cláudia é sofisticada, nos cativa e nos converte em êxtase de puro estado poético com sua linguagem mítica, mágica, simbólica que permeia toda esta pequena obra-prima contida de FRAGS onde a tensão vai sendo gradativamente desvelada em cada fase dos desencontros das personagens, verso a verso com o gato por espectador: “Luzes coloridas brilham pela cidade, ela olhando pela janela se assombra como tudo lá fora está vazio. Ele não se importa em desenhar traços. O gato faz parte dessa encenação.”
Aliás, isto: ela, ele, o gato, uma janela: esta história de amor  - que é a história de um grande desencontro – foi a primeira forte impressão que me veio à mente ao findar a leitura deste livro encantador:  “O tempo escorre pelas mãos dela que com um leve sorriso espanta qualquer vestígio de existência. Dentro do copo um olho se repete. Ela grita para a noite que teimosamente amanhece. Ele pinta o gato no espelho.”
Naturalmente que outras leituras podem e devem ser feitas a partir desta coletânea formidável de flagrantes poéticos de puro encantamento que somente um excepcional talento como o de Cláudia Brino poderia nos oferecer: “Com uma frase ela espanta o erótico. Ele não entende os gestos que a sombra reproduz. Atrás do sono corre uma fileira de palavras e no parapeito da janela uma  flor se fecha
diante do gato.” Mas esta é a minha leitura e a considero linda pois vejo, à janela, o gato observando a ação das personagens a deambular catatônicas entre a motivação e o obstáculo do cotidiano amoroso. Seja como for, FRAGS constitui leitura obrigatória porque é poesia pura.

Ernani Fraga


Frags  2 
de Cláudia Brino
Ed. Costelas Felinas

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.