Pular para o conteúdo principal

[Uruguai] - 4ª Feira do Livro Anarquista de Montevidéu 2015



 Enviado por Derlone Pereira


C o m u n i c a d o

Como faz muito tempo não ocorria, os cárceres do mundo hoje estão cheios de anarquistas, diferentes modos de prisão e tortura se aplicam aos que lutam contra o Poder. Mas em vez de diminuir nossos ânimos, em vez de cair na morbidez ou na tragédia, decidimos seguir avançando, seguir lutando pela queda do capitalismo e de toda autoridade. Por quê? Porque sabemos que golpes que recebemos refletem golpes que demos. Tanta repressão só se deve a um aumento exponencial da luta antiautoritária no mundo. Os guardiães da ordem temem aos que perderam o medo.


Se a presença no mundo das ideias antiautoritárias hoje é tão fundamental, e se tantos golpes recebem os companheiros é porque como nunca, a influência anarquista nas lutas sociais se tornou imprescindível. Nas inesperadas insurreições no Oriente Médio ou nas “novas” formas de protesto no primeiro mundo ou América Latina, encontramos um fio comum: a busca da auto-organização vai substituindo as velhas formas autoritárias. A luta pela liberdade, então, necessita ser pensada, posta em questão e potencializada.

A não mercantilização da vida abre a possibilidade a um mundo agonizante, a organização do social baseada na liberdade, o respeito, o mútuo apoio, a solidariedade e a reciprocidade é a base de um futuro possível e desejável. Longe da dominação, que tem sido a marca do mundo capitalista, são possíveis as práticas generalizadas que não tornam a uma parte dos Homens, a outros animais ou as coisas como mercadorias para explorar.

A 4ª Feira do Livro Anarquista de Montevidéu, a realizar-se em 15 e 16 de agosto deste ano, é um espaço para refletir acerca das práticas, as cotidianas, as que fazem parte de diferentes projetos de ação contra o Poder, e em geral, de todas as que buscam a transformação profunda do mundo. Para poder realizá-la requeremos da participação de todxs aquelxs compas que queiram apresentar suas publicações ou encarar alguma oficina que lhes interesse. O temário está aberto até 20 de julho do corrente.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da c...

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.