enviado por Derlone Pereira
As negociações entre Atenas e os seus credores fracassaram, segundo anunciado no passado dia 27 de junho, deixando a Grécia à beira de situação de default. O primeiro ministro, Alexis Tsipras, causou admiração ao convocar um referendum sobre as exigências dos seus credores, previsto para o próximo dia 5 de julho, após 5 meses de negociações com a União Europeia, o Banco Central e o FMI (“a troika”).
Como resultado, os mercados capitais da América Latina abriram com forte queda, esta segunda-feira (29), por um aumento global da aversão ao risco, após a imposição do governo grego de um feriado bancário e de controle de capitais para evitar a quebra dos seus bancos, perante a fuga de depósitos gerada pela ruptura nas negociações. Observando o caso da Venezuela, região distante da helênica, mas que, aumentou o risco para o país em 43%.
Este fato, manifesta a importância que têm todos os habitantes do planeta na eventual saída da Grécia da Zona do Euro; devido a isto e para seguir aumentando o debate, disponibilizamos o link para fazer descarregar o livro “Prometeos e Tântalos” [em castelhano] de Rodolfo Montes da Oca, editado pela Editorial La Libertad do Chile e que atravessa os antecedentes mais importantes do extenso movimento anarquista grego.
Rodolfo Montes de Oca
Pode descarregar-se de forma gratuita:
Comentários