Pular para o conteúdo principal

Entre o Lírico e o Absurdo - Prefacial

Prefacial - Roberto Massoni



ENTRE O LÍRICO E O ABSURDO

            ENTRE conhecer LUDIMAR num ambiente formal, de escola, no relacionamento professor/aluna, a nos tornarmos amigos e atuantes em vários fronts culturais, como a Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande, decorreu um tempo que se prolonga até os dias de hoje, e nos quais vislumbro, na sua pessoa querida, dois principais traços, mais marcantes: HUMILDADE E VONTADE. Já na epígrafe deste seu livro, de frase atribuída ao lendário JAMES DEAN, esta vontade voraz, esta voracidade, é assumida sem erro, pela nossa poeta. Para quem decide, e luta, pela aquisição dos prazeres da cultura, e pela dedicação aos estudos, e lança-se à Criação, a vontade, como fonte, nunca seca – pelo contrário, só aumenta e expande. Tudo, então, lhe interessa: as artes plásticas, o cinema, o teatro e, mais ainda, a literatura! Em cada manifestação das artes, já tem seus eleitos, que lhe vão anunciando um Norte e Ludimar os segue, absorvendo-os em seus próprios textos, como em GALERIA.
            QUANTO á humildade, traz em si, aquela de quem sabe ouvir – ouvir para aprender o ofício da palavra, o afeto da amizade, o momento de ser ouvida.
De ir com seus poemas, sem cachê, às escolas públicas e particulares, em trabalho silencioso a levar a voz da linguagem poética, tão despedaçada, fora de moda, neste mundo de hoje, de poesia suja nos avessos e valores invertidos. Esta tão necessária poesia, para um mundo só de formas e pouco conteúdo.
ASSIM, pelo viés do tempo, eu vi LUDIMAR GOMES MOLINA ganhar prêmios – e acertou em publicar aqui, seus poemas, vencedores de importantes concursos literários do país – a ser participante/integrante de expressivos grupos de estudo, pesquisa e divulgação da Literatura, a namorar o teatro e nele se aventurar, em performances e pequenas encenações, a desnudar-se em seus poemas, destemida, a ganhar coragem: “que eu possa para o céu olhar/ e enxergar muitos sóis”, promessa ou determinação que, em  versos simples e bonitos, trazem reflexões poéticas, carregadas de significação.
E TOCA na lira dos seus infernos: dores, mágoas, medos, fica de mãos dadas à morte e impulsiona um feroz duelo diário, entre Tanatos, o deus mitológico da morte e um Eros Triunfante, o deus do amor, da vida, do prazer e não será, acaso, neste meio-fio de luz e sombras em que andamos todos nós?
POR FIM, merecido livro publicado, que seus amigos e admiradores há muito já pediam, e seus poemas... Exigiam!
LUDIMAR GOMES MOLINA tem aquela alma de estudantes, daquele estudante fascinado com a busca do conhecimento, sua descoberta/seus desdobramentos. E que lhe propiciou resgatar alma ainda mais antiga, de artista! – Estes grandes sonhadores de olhos abertos, deste mundo que dorme e não sabe sonhar. Seu espírito estará atento Às inquietações e vislumbres, presságios e humor – e devolverá EM POESIA – como elo desta cidade lúdica onde, quem sabe? Habitam os poetas. Esta LUDICIDADE. 
Beto Massoni
             

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.