Pular para o conteúdo principal

PALAVRA SOLTA - Clara Sznifer

BOLHAS URBANAS
Clara Sznifer

  
Um roubo de que fui vítima trouxe à tona algumas reflexões sobre a cidade em que vivemos e a convivência entre os indivíduos nos dias de hoje.
      Ao retornar normalmente numa tarde ensolarada de Abril dos afazeres cotidianos, deparei-me com uma cena dantesca. O apartamento todo revirado como se um furacão o tivesse assolado. Não havia sinais de arrombamento porém jóias e dinheiro haviam sido furtados. A sensação imediata foi de revolta e impotência.

     Após os tramites inicias de praxe, tais como boletim de ocorrência, reforço da segurança,levantamento dos bens subtraídos, restou muito desgaste emocional e alguns problemas de saúde relacionados ao stress.
    Para tornar ainda mais insuportável  a situação, a vizinhança , que na sua maioria, convive no imóvel desde a construção, ou seja, há mais de 35 anos, agiu e permanece até hoje completamente indiferente à situação; fato que me leva a pensar que tal procedimento  está associada ao “alívio” que todos sentiram por terem escapados ilesos do nefasto acontecimento.
    Ora, todos sabemos quanto é importante o apoio e o conforto das pessoas, quando nos encontramos desolados diante de uma situação insolúvel. Principalmente se considerarmos que os mais próximos são aqueles que podem nos atender mais rapidamente quando se faz necessário. Afinal, qualquer um deles poderia ter sido a vítima ou pode vir a ser a qualquer hora!
   Será que a nossa gente santista, outrora tão bem cantada em prosa e verso,pelos escritores regionais, pelos seus valores humanitários, já não mais se comporta como os antigos? Será que a luta pela sobrevivência, a violência urbana, nos tem tornados tão frios e calculistas a ponto de estarmos perdendo a solidariedade?
    Todos parecem se enclausurar em seus lares, mesmo vivendo em condomínios,acuados e descrentes de que quando se compartilham  as dificuldades o fardo a carregar parece mais leve.
     Espero estar enganada e que tudo não passe de um evento esporádico!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

CONCURSO CARDÁPIO POÉTICO - MÊS DE ABRIL - INSCRIÇÃO ABERTA

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE ABRIL/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). PREMIAÇÃO:  No fim do ano de 2014, já com todos os poetas participantes selecionados, a ed. Costelas Felinas editará a  ANTOLOGIA CARDÁPIO POÉTICO  e cada poeta selecionado receberá sem custo nenhum 05 exemplares da antologia.

Concurso Cardápio Poético - MARÇO

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE FEVEREIRO/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). PREMIAÇÃO:  No fim do ano de 2014, já com todos os poetas participantes selecionados, a ed. Costelas Felinas editará a  ANTOLOGIA CARDÁPIO POÉTICO  e cada poeta selecionado receberá sem custo nenhum 05 exemplares da antologia.

Concurso Cardápio Poético - mês MAIO - Inscrição Aberta

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE MAIO/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). INSCRIÇÃO ENCERRADA -   CONFIRA O RESULTADO   clique