Pular para o conteúdo principal

Conto - Sobrinho Iriê de Hilda Curcio



foto: cláudia brino - do livro Pérola Verde
SOBRINHO IRIÊ


Iriê sempre soube que lembrava à tia querida o ex-amor — seu tio.

Às vezes, endereçava-lhe o mesmo olhar adulto, que abarca, numa lente ampliada, mesmo estando de frente, o gancho do sutiã, a pinta nas duas nádegas, e o desejo da tia Eneyda embutido num segredo de dor.

Eneyda, quando encontrava o menino, deixava seu carinho todo à mostra — Iriê é muito sensível, inteligente, nossa! Já leu cinco livros nas férias? Que gracinha, Iriê! Esta sua tia fica muito feliz, viu?

Na sala, Iriê senta-se estrategicamente em frente ao outro sofá, e vistoria imberbe e púbere as pernas da tia, que vararam no corte lateral do seu vestido longo. O tempo é... Não gera... Não afasta... Não.


Seu ex-sogro morre — Alzheimer, osteoporose, noventa e sete anos, fragilidades mil — Cemitério da Boa Esperança, túmulo 30, lote 255. Encontro inevitável — ex-marido alto, claro, aparência comum que, embora semifugido da lembrança de Eneyda, voltava insistente pela presença de Iriê, sobrinho alto, claro, elegante, charmoso, olhar direto e límpido, mãos sábias, braços fortes, lábios quentes, perfume marcante, cúmplice, olhos tentaculares — Iriê!

A vergonha pelo medo de Iriê perceber seu desconserto Será que ele notou? Quase o beijei na boca, meu Deus, que sufoco!!! sempre que o sobrinho lhe oferece o rosto, navega tanto que não raro Eneyda quase erra o alvo.

Iriê sequer suspeita o que exerce sempre que seu batom aflora o rosto do sobrinho querido. Hoje, adultícia viril. O fato é que o ex-marido não invade mais o espaço entre Eneyda e Iriê.

Comentários

Olá Hilda,
Gosto também de contos - escrevo alguns, embora sem o seu talento -. Este é fantástico, deixa-nos um gostinho de quero mais e a imaginação a prever milhões de encontros e desencontros. Se você quiser se corresponder comigo (já que ainda não se rendeu ao facebook), meu e-mail é: francisco.ferreira68@yahoo.com.br.Abraços!
Anônimo disse…
Francisco, vou lhe enviar meu endereço, também quero saber se você conseguiu reunir alguns poemas em um único livro e como faço pra adquirir. À tarde mando meu endereço. Obrigada pela gentileza. ciao.

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.