Pular para o conteúdo principal

Conto - Sobrinho Iriê de Hilda Curcio



foto: cláudia brino - do livro Pérola Verde
SOBRINHO IRIÊ


Iriê sempre soube que lembrava à tia querida o ex-amor — seu tio.

Às vezes, endereçava-lhe o mesmo olhar adulto, que abarca, numa lente ampliada, mesmo estando de frente, o gancho do sutiã, a pinta nas duas nádegas, e o desejo da tia Eneyda embutido num segredo de dor.

Eneyda, quando encontrava o menino, deixava seu carinho todo à mostra — Iriê é muito sensível, inteligente, nossa! Já leu cinco livros nas férias? Que gracinha, Iriê! Esta sua tia fica muito feliz, viu?

Na sala, Iriê senta-se estrategicamente em frente ao outro sofá, e vistoria imberbe e púbere as pernas da tia, que vararam no corte lateral do seu vestido longo. O tempo é... Não gera... Não afasta... Não.


Seu ex-sogro morre — Alzheimer, osteoporose, noventa e sete anos, fragilidades mil — Cemitério da Boa Esperança, túmulo 30, lote 255. Encontro inevitável — ex-marido alto, claro, aparência comum que, embora semifugido da lembrança de Eneyda, voltava insistente pela presença de Iriê, sobrinho alto, claro, elegante, charmoso, olhar direto e límpido, mãos sábias, braços fortes, lábios quentes, perfume marcante, cúmplice, olhos tentaculares — Iriê!

A vergonha pelo medo de Iriê perceber seu desconserto Será que ele notou? Quase o beijei na boca, meu Deus, que sufoco!!! sempre que o sobrinho lhe oferece o rosto, navega tanto que não raro Eneyda quase erra o alvo.

Iriê sequer suspeita o que exerce sempre que seu batom aflora o rosto do sobrinho querido. Hoje, adultícia viril. O fato é que o ex-marido não invade mais o espaço entre Eneyda e Iriê.

Comentários

Olá Hilda,
Gosto também de contos - escrevo alguns, embora sem o seu talento -. Este é fantástico, deixa-nos um gostinho de quero mais e a imaginação a prever milhões de encontros e desencontros. Se você quiser se corresponder comigo (já que ainda não se rendeu ao facebook), meu e-mail é: francisco.ferreira68@yahoo.com.br.Abraços!
Anônimo disse…
Francisco, vou lhe enviar meu endereço, também quero saber se você conseguiu reunir alguns poemas em um único livro e como faço pra adquirir. À tarde mando meu endereço. Obrigada pela gentileza. ciao.

Postagens mais visitadas deste blog

CONCURSO CARDÁPIO POÉTICO - MÊS DE ABRIL - INSCRIÇÃO ABERTA

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE ABRIL/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). PREMIAÇÃO:  No fim do ano de 2014, já com todos os poetas participantes selecionados, a ed. Costelas Felinas editará a  ANTOLOGIA CARDÁPIO POÉTICO  e cada poeta selecionado receberá sem custo nenhum 05 exemplares da antologia.

Concurso Cardápio Poético - MARÇO

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE FEVEREIRO/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). PREMIAÇÃO:  No fim do ano de 2014, já com todos os poetas participantes selecionados, a ed. Costelas Felinas editará a  ANTOLOGIA CARDÁPIO POÉTICO  e cada poeta selecionado receberá sem custo nenhum 05 exemplares da antologia.

Concurso Cardápio Poético - mês MAIO - Inscrição Aberta

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE MAIO/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). INSCRIÇÃO ENCERRADA -   CONFIRA O RESULTADO   clique