Pular para o conteúdo principal

Nota Musical - por Ivan Pereira

O professor de piano, compositor, escritor e pianista austríaco Carl Czerny (1791-1857) foi um garoto prodígio. Ele nasceu em 21 de fevereiro, em Viena. Começou a estudar piano aos três anos de idade, a compor aos sete anos e a lecionar aos quinze. Aos dez anos foi estudar o instrumento com Beethoven, de quem se tornou famoso intérprete e assistente. Czerny tinha uma memória impressionante e era capaz de tocar toda a obra de Beethoven para piano de cor.
 
Compôs mais de mil obras e seu grande legado são os "Exercícios" e "Estudos". Eles abrangem todas as fases do estudo do piano do ponto de vista de técnica e interpretação. Apesar de às vezes criticados, são referência a qualquer aluno, podendo ser adorados e temidos ao mesmo tempo. Estudantes de piano em todo mundo postam no YouTube videos de seus estudos de Czerny.
Hoje, 21 de fevereiro, é a data de nascimento do compositor, maestro e professor brasileiro Francisco Manuel da Silva (1795-1865), autor da música do Hino Nacional Brasileiro. A composição foi inicialmente feita para comemorar a independência e logo se tornou bastante popular. Somente em 1906 é que foi aberto concurso para escolher a letra definitiva do hino. Em 1909, foi anunciado o ganhador, o poeta Joaquim Osório Duque Estrada. O aniversariante de hoje teve grande prestígio na cena musical do Rio de Janeiro, cidade onde nasceu. Foi compositor da Câmara Imperial e depois mestre-de-capela. Também foi um dos fundadores do conservatório que mais tarde viria a se tornar o Instituto Nacional de Música (atual Escola de Música da UFRJ). Seu legado musical inclui música sacra, modinhas e lundus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.