Pular para o conteúdo principal

Sonho, Miragem ou Realidade? Benedita Azevedo

selo Ed. Costelas Felinas

Adquira diretamente com a autora 

Apresentação

Acompanho o desenvolvimento intelectual de Benedita Azevedo desde seu primeiro livro, com o título Trajetória. Lá se vão mais de dez anos! Desde então, tenho tido o privilégio de editar e publicar quase todos os seus livros. Nesse período, vi crescer e florescer a poeta e escritora que anima Benedita. Anima, do latim alma, que dá alma.

Na obra de agora, ela começa exatamente pelo Drama que a levou a escrever seu primeiro livro. Porém, Benedita não é vítima de seu destino. Ela é senhora! Guerreira, muitas e muitas vezes ela desatou os nós em que a vida a enredava e saltava para outras bandas. Maranhense nascida de pais lavradores, a valente mocinha logo foi parar no extremo sul do Brasil, em Santa Catarina. E percorreu outras cidades país afora.


Para desatar um outro nó, certa vez ela mudou, literalmente, com a casa e tudo de lugar!!! Confesso que ainda hoje me sinto impressionado. E tem o dia em que Benedita, precisando desesperadamente de um emprego, parou no alto de uma rua comercial e decidiu que só voltaria para casa quando encontrasse um posto de trabalho. Desceu a rua e, quase ao final, depois de bater em diversas portas, foi aceita num estabelecimento  comercial. Ufa!!! Mas a vitória daquele dia ficaria mais completa quando o proprietário a pediu em casamento, tempos adiante. Bom, o sonho da moça posteriormente se trans-formaria em pesadelo, como é frequente acontecer aos sonhos dourados.

No entanto, essa desatadora dos próprios nós trans-formou o fel em narrativas fortes, que nos estimulam a agir tal qual ela quando a vida vem, sorrateira, nos enredar. Fortes, sim, mas não amargura-das, rancorosas. Benedita não perde tempo com isso. Ela logo está em outra! Passada a fase de colocar no papel o início de vida conjugal, de fazer sua catarse, Benedita desenrolou a memória de profissional do magistério, de mãe extremosa e amada, de amiga, companheira...

Nesse crescimento, ela chegou ao haicai, indo om-brear-se com os melhores do assunto no país e sendo formalmente reconhecida por seus pares.

A cada nó que a vida insistia em apertar Benedita, ela o desatava com bravura e inteligência, aprovei-tando a corda para subir ainda mais. Ela é a prova viva do provérbio japonês que ensina ser o bambu forte devido a quantidade de nós que possui. Para seus leitores, ela transforma esses períodos, bons ou ruins da vida, comuns a todos, em narrativas deli-ciosas. Nesta obra ela mostra passo a passo, em ordem cronológica os nós que foi transformando em arte.

Fiquei sabendo que acaba de se lançar em nova modalidade de poesia, as aldravias que eu ainda não conheço, Benedita participa da Primeira Antologia com um grupo de 51 poetas consagrados em outras modalidades e que são pioneiros nesta nova forma. Ela acabou de chegar de Portugal onde foi com o grupo idealizador lançar a nova poesia, com DNA genuinamente brasileiro. Com destreza e conheci-mento, Benedita agora transita fácil pela prosa, pelo haicai, pela poesia, pelo que quiser. Afinal, técnica é adquirível, mas talento já vem de berço. O dela é sua anima, que a acompanha desde que deixou as terras dos pais, no Maranhão, para desatar seus nós pela vida afora.

Benedita não é santa, é guerreira! E escreve bem pra caramba!!!

 Paulo França – Jornalista e editor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.