Pular para o conteúdo principal

VIVO, TRAGO NA MEMÓRIA* - por Hilda Curcio


(*“Chegada”, em “Mingau das Almas”, Vieira Vivo, p. 13)


texto baseado em alguns versos


Escrevia os poemas, elencava olhares congestos de algo que regula o amor, intentava simular — amores nunca sentidos, entanto havidos, conhecidos. Quantas eram as mulheres que o amaram? Teriam amado? Esqueceram? Ignoraram? Desejos, insepultos.  Vida, em algum tempo razoável.
A dor da primeira perda o afugentara de mulheres quantas. Olhos de sementes1, revirantes. Outra separação. Mais. A segunda viuvez provou-lhe que melhor, mais seguro, ocultar nomes, senão o emprego de iniciais apenas. Agá de Helena, Helga, Heloísa, Hortênsia, Herotildes, Hilca, Hisa, Huda? Este poema é endereçado a mim? Geme montada em pelo/devorando a mocidade2.. Olhar desconfiado. Poesia é para ser escrita, sentida, lida, tocada, ouvida, recebida, assobiada, suspeita. Que importa? Quem?  Pensamentos solteiros. Cê de Célia, Cíntia, Clotilde, Carla, Cássia, Carolina, Carmen? Cláudia! Ensina minha boca a calar-te, para que tu sejas em minha cabeça/ o meu pensamento mais íntimo3. 
 
Vi a poesia do poeta e quis ardentemente, com todo o fogo de minhas entranhas menstruadas, que ele fosse meu, para mim. Só! Refazendo o pensamento. O desejo se assenta/ Doido, o pensamento revoa4.
Se a vida tenta me foder, encaro-a de costasjá sei que a volta, também/é uma partida5. Pousa noutra, claudiamente. Suas mãos me guardam carinhos. Nunca aprendi a cair. Algures, apresado.


1 “Brilho cego”, em “Mingau das Almas”, Vieira Vivo, p. 35.
2 “Balbúrdias”, em “Mingau das Almas”, Vieira Vivo, p. 74.
3 “Palavra”, Cláudia Brino, p. 14.
“Segredo”, em “Mingau das Almas”, Vieira Vivo, p. 71.
5 “Compasso de espera”, em “Mingau das Almas”, Vieira Vivo, p. 45.


(26/6/2013)

  • Hilda Curcio


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONCURSO CARDÁPIO POÉTICO - MÊS DE ABRIL - INSCRIÇÃO ABERTA

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE ABRIL/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). PREMIAÇÃO:  No fim do ano de 2014, já com todos os poetas participantes selecionados, a ed. Costelas Felinas editará a  ANTOLOGIA CARDÁPIO POÉTICO  e cada poeta selecionado receberá sem custo nenhum 05 exemplares da antologia.

Concurso Cardápio Poético - MARÇO

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE FEVEREIRO/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). PREMIAÇÃO:  No fim do ano de 2014, já com todos os poetas participantes selecionados, a ed. Costelas Felinas editará a  ANTOLOGIA CARDÁPIO POÉTICO  e cada poeta selecionado receberá sem custo nenhum 05 exemplares da antologia.

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.