Pular para o conteúdo principal

CANCELLIER * por EMANUEL MEDEIROS VIEIRA

Poema nenhum nunca mais,/será um acontecimento;/escrevemos cada vez mais/para um mundo cada vez menos,/para esse público dos ermos/composto apenas de nós mesmos,/uns joões batistas a pregar/para as dobras de suas túnicas/seu deserto particular,/ou cães latindo noite e dia,/dentro de uma casa vazia
              Alberto da Cunha Melo (1942-2007)

Foi em Porto alegre que  avisaram-me:  havias partido.
Sem computador, na semana final de um tratamento – onde também jogo uma partida de xadrez com a morte –, como no filme de Ingmar Bergman (“O Sétimo Selo”) – fiquei internalizando a notícia, meditando sobre a vida e a morte, a amizade, sobre as utopias que moveram nossas gerações, e também sobre as aves de mau agouro que caíram sobre o país desde a Colônia.
Eu  era  treze anos mais velho que tu. Tinhas 59. Eu: 72
Pensei em Albert Camus, para quem o único problema filosófico relevante é o suicídio.
(Cito de memória – meus perdões por não ser rigorosamente fiel).
E  lembras do “Candanguinho”, o fraternal colégio – dos começos  da vida ao antigo quarto ano primário? Minha filha Clarice nasceu em 1986, eu tinha já 41 anos.
O amigo foi pai antes.
E foi maravilhoso lá te encontrar com teus filhos (sinceramente, não lembro se foi só um), que também estudavam lá,  e conversávamos todos os dias. Sobre o país, a “abertura”, a literatura, tudo. Eu pegando a “pequena” (Clarice) e tu os teus (ou o teu).
Não sou adepto de “fakes news” e fico um pouco envergonhado em não fornecer a informação precisa.
Não há “verdade alternativa”. Só há verdade e mentira.
No país pelo qual tanto lutamos, a hegemonia é da mentira. Parece um apito do diabo.
E a mentira parece imperar em nosso mundo desolador, árido e sombrio.

Não: nunca foste árido, árido ou sombrio. Mesmo quieto, eras solar.
Talvez só no final. Só após a bofetada da injustiça.
(Olho oo manuscrito que comecei a escrever em Porto Alegre, com a minha horrível letra.)
Lembras – antes de eu ir para Brasília – quando eu e o Adolfo Luiz Dias e tu, e fomos de carro a Brusque?  Havia lá um pessoal que estava batalhando intensamente pela cultura, com jornais alternativos e outros atalhos para poder respirar na ditadura.
Outros lutavam na Ilha, como o meu amigo Celso Martins.
No dia em que fomos, havia em Brusque uma Feira do Livro – a poeta Inês Mafra era uma das líderes.
Conversamos muito sobre convicções: raízes cristãs, marxismo (minha opção anterior foi pela AP – Ação Popular). Lembro que muitos amigos  aderiram ao velho e bom Partidão.
Talvez eu tenha sido uma exceção, mas me dei bem com todos, como o querido Roberto  Motta, o Jarbas Benedet,  o Aristeu Rosa, o  Cirineu Martins Cardoso,  o Luiz Fernando Gallotti, o Alécio Verzola e outros. Perdoem os que não citei – fiz questão de só lembrar dos mortos.
Já fiz tanto obituário. Só queria dizer: “Adeus, meu amigo. Descansa em Paz!”
Farás muita falta ao Humanismo e à UFSC.
E creio que só posso pedir que acreditem em mim, se previamente eu acredite naquilo que falo e escrevo. É o que na Ação Popular chamávamos de autenticidade.
Então: não há luta justa, se os valores e ações não forem justos.
Temo s tipos messiânicos  que se consideram salvadores da Pátria.
Que têm o monopólio da virtude (acham que têm).
Não peloi é pelo espetáculo midiático, circense, operístico – carregado de vaidade e narcisismo – que alcançaremos a Justiça e a Democracia.
É claro que ABOMINO A CORRUPÇÃO.
Não estou demonizando operações que investigam e prendem antigos e novos malfeitores e bandidos da Pátria.
Falo dos que não conseguem fazer nada sem a construção do espetáculo midiático.
Nós todos passaremos. Mas o Brasil ficará.


Porto Alegre e Salvador, outubro de 2017
PARA O MEU AMIGO LUIZ CARLOS CANCELLIER DE OLIVO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.