Pular para o conteúdo principal

PREFACIAL - Nunca mais Voltaremos para Casa - de Emanuel Medeiros Vieira

         
Nunca mais Voltaremos para Casa   
por Ronaldo Cagiano
 
 A força narrativa desses contos reside não apenas na linguagem, mas na matéria-prima que Emanuel Medeiros Vieira elegeu e que é peculiar a toda sua obra, sela ela poética ou ficcional: o olhar crucial e crítico, sobre o homem e a vida, no que eles carregam de sutileza ou miséria.
         Emanuel dá voz aos dilemas contemporâneos, tão marcantes na vida das pessoas e das próprias instituições. Sem abrir mão da contundência, seja no enfrentamento de temas tão candentes como a crise da ética e as distorções morais, tanto nas relações afetivas, como nas políticas e literárias; seja na linguagem, sem enfeites ou clichês, o autor examina e reflete sobre as tragédias que atormentam o homem moderno e os sintomas da fossilização dos sentimentos numa sociedade afetada pelos fetiches do mercado e da cultura de massas, tão absolutos, avassaladores e excludentes.
         São contos enraizados no ser, de uma beleza e de uma verdade cruéis, dos quais emergem questões fundamentais, que num mundo regido pelos interesses e movido pela superficialidade, em que tudo parece espelhar a carência de profundidade, deixando como terrível saldo a solidão e como resultado um inventário de perdas e danos.

         A relação pai e filho, a desilusão com os rumos da literatura, que sucumbiu aos ditames da mídia, à ditadura do mercado e ao tráfico de influências; o recesso da vida amorosa e a conseqüente dureza dos corações sem afeto; a falta de humanidade que instaura um permanente exílio, o cinismo das elites e econômicos e intelectuais; a ausência de perspectiva ressaltada num diálogo que tenta resgatar os valores perdidos; a crítica há um tempo que já não tem sonhos nem utopias – tudo é discutido pelos personagens que Emanuel constrói meticulosamente. E lhes dá cara, coração e personalidade, emprestando-lhes uma psicologia e uma consciência, como se estivessem com o leitor num alonga e empática conversa para a tentativa de “dar sentido ao absurdo do quotidiano”, de arrancar “as raízes do sofrimento e a presença do Mal” e para vender o pessimismo diante do vazio da vida e da certeza da morte.
         As vozes que se entrelaçam no discurso narrativo parecem ricochetear o pensamento do autor, com seus alteregos, dada a clarividência com que expressam a verdade crua e nua da gente que vive os seus choques, embates e desafios quotidianos, algo que sempre constitui a preocupação íntima do homem e do autor que ele é com sua impenhorável indignação com que sempre encarou as injustiças e o desvio de caráter, seja dos homens ou dos governos.
         Vale destacar a paixão de Emanuel pelas citações, analogias e referências à alta literatura. Não se trata de exibicionismo, auto referência ou confissão de sua longa experiência de leituras, como pode parecer à primeira vista. Não se está pagando pedágio à visão de outros mestres, mas é um simbiótico recurso, que cristaliza seu estilo inconfundível e enfático e que tem caracterizado toda a sua obra e revela, primordialmente, a sua necessidade vital de estabelecer um diálogo com as grandes fontes do pensamento, captando o sentimento dos que, antes de nós, já se detinham nesse mesmo exercício profilático e espiritual de catarse, por meio da literatura ou da filosofia, do que nos atinge, a partir dessa atmosfera escatológica que paira sobre o nosso tempo e o nosso lugar no mundo.

  • Ronaldo Cagiano (Cataguases, maio de 2010)

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.