Pular para o conteúdo principal

NOTA MUSICAL - 20 de março

Há 150 anos, em 20 de março, nascia na região portuária do Rio de Janeiro o compositor e pianista Ernesto Nazareth (1863 -1934). Referência em diversos gêneros musicais, como o tango e o choro, compôs a primeira polca, "Você bem sabe", aos 14 anos. Escreveu cerca de 200 peças para piano. Compondo seu enorme legado artístico, estão as músicas “Brejeiro”, “Apanhei-te, cavaquinho” e “Odeon”. Em 1920, Villa-Lobos dedicou a ele o "Choros N. 1" para violão. A obra de Ernesto Nazareth tem valor inestimável para a música brasileira, acolhida tanto em programas clássicos como nas rodas populares. O Instituto Moreira Salles, um dos guardiões do acervo do compositor, colocou no ar um site especialmente para a efeméride dos 150 anos, com a colaboração de outras instituições, que pretende ser um "ponto de encontro" da música a partir de Ernesto Nazareth.

Por Ivan Pereira Santos Júnior 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares.

*********

os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.              

Trajes Poéticos - RIMA ENCADEADA

Palavra final do verso que rima com outra palavra do meio do verso seguinte.

*****

os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores do concurso.