Pular para o conteúdo principal

NOTA MUSICAL - 26 de março

O compositor e regente francês Pierre Boulez completou em 26 de março de 2013, 88 anos de idade. Ele é um dos nomes mais importantes da música clássica nos séculos 20 e 21. Boulez chegou a estudar Matemática antes de decidir pela formação em Música no Conservatório de Paris. Lá foi aluno de Olivier Messiaen, que muito o influenciou. No final dos anos 1940, já se posicionava na proa da vanguarda musical europeia. A partir da década de 1970, começou a assumir postos de regência de grandes orquestras mundiais. Como maestro, sua especialidade sempre foram as obras do século 20 e a música contemporânea. Em 1973, atendendo a um pedido do presidente francês George Pompidou, fundou em Paris o instituto de pesquisa musical Ircam (Institut de Recherche et de Coordination Acoustique/Musique). O repertório de Pierre Boulez abriga inúmeras formações musicais: orquestra, grupos de câmara, instrumentos solistas, voz e eletrônica. Sua música mais significativa é "Le marteau sans maître", de 1955, para voz e seis instrumentos. Maurice Bejart fez uma coreografia a partir de trechos desta obra seminal de Boulez.

 por Ivan Pereira Santos Júnior 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares.

*********

os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.              

Trajes Poéticos - RIMA ENCADEADA

Palavra final do verso que rima com outra palavra do meio do verso seguinte.

*****

os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores do concurso.