Pular para o conteúdo principal

Conto: Os Esquecidos - Clara Sznifer




Os Esquecidos

 “Não me esqueça nunca cidade marítima,”(Ribeiro Couto)

            Utilizo-me das palavras do nosso poeta cordial,aqui tão intimista,demonstrando todo seu amor,para dar início e esta crônica acerca da recente comemoração do aniversário do Porto de Santos.
            A nossa memória, por vezes tão arredia,sofre golpes conscientes ou não da ação do tempo e de circunstâncias oportunistas.
            Merecida homenagem se prestou ao Porto de Santos, pelos seus 120 anos. Berço do desenvolvimento econômico do país e no momento grande pólo de turismo marítimo. Certo!A imprensa deu cobertura máxima, não só na esfera municipal como na estadual. Exaltaram com ênfase,as grandes empresas responsáveis pelas transações comerciais de bens e insumos. Exposições de fotografia,visitas monitoradas,etc. Tudo perfeito!!!
            Mas eu pergunto: Por que não aproveitar um acontecimento deste porte relacionando-o à nossa história literária?
            Afinal, nosso Ribeiro Couto, a exemplo do Narciso de Andrade,demonstraram todo seu amor à cidade, através do porto. Ou porque passaram a infância nas proximidades, ou porque habituaram-se com as idas e vindas constantes de navios de todos os lugares do mundo.
            No imaginário de todo poeta, experiências marítimas,sempre são mágica fonte de criação.
            À medida que cresciam com esta vivência, se sensibilizaram com o elemento humano a serviço do Porto, quer direta quer indiretamente, tudo como pano de fundo da sua poética,sedimentada com muito lirismo e nostalgia.
            Afinal sem o trabalho e o empenho humano, nada seria possível.               
            Homens comuns, rudes, boêmios, mulheres de vida fácil, comerciantes e tantos outros personagens ganharam vida na obra destes poetas.
            Como fazer com que as novas gerações,em sua grande parte proveniente de  outras localidades, adquiram amor à terra que os acolheram, se não conhecerem o olhar daqueles que mais divulgaram as nossa belezas e peculiaridades. Eu, por exemplo, forasteira nesta terra, ao me deparar com a obra destes autores, passei a me encantar com o passado guerreiro dos trabalhadores do porto.
            Se não pelos jovens, façamos mais pelos nossos escritores, nem que seja como um tributo merecido pela grandeza de sua obra. Pois é difícil reconhecer que as palavras de Narciso de Andrade sobre o companheiro Ribeiro Couto,cada vez mais tornam-se uma realidade: “A Santos que o poeta viveu não existe mais. Não se sente hoje aquela vibração constante das ruas do centro. Mudou a paisagem urbana e mais ainda a paisagem humana... Mudou esta nossa querida e desfigurada cidade. Mas a gente pode senti-la  inteira na palavra em prosa e em verso deste poeta maior que assinava suas cartas do Alentejo como o Caranguejeiro Ruy”.

Clara Sznifer

Cora, uma mulher do mundo

Com humildade traçou a vida.
Com afeto adoçou as mesas.
Como súdita reverenciou a terra.
Goiás, pedaço de chão tão amado!
De cada pedra extraia uma poesia,
Nas águas do rio,banhava a mente.
Nos becos, toda inspiração!
Das frutas regionais, todo o sabor!
De cada semelhante chorava a dor!
De infância sofrida e rejeitada,
Cresceu imensa compaixão!
De uma simples janela
O mundo  todo descortinou...

“Envelhece feliz a menina
que se encanta com a Coralina”.


Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.