Pular para o conteúdo principal

NO PORTÃO - Hilda Curcio

Rente ao portão, verdades esconsas —
a aranha quase me violentou
(aos pulos menos rápidos que os meus ágeis de esperteza impudica também saltos).
Seria um mulo?
Salva por outra aranha — puxada por dois cavalos —
Mantive-me gloriosa simplex.
Agora, estou uma égua velha prestes a alimentar as feras nesse meu circo total.
Eu.

(este classificou-se no XXX conc. Lit. internacional em 2010)


Hilda Curcio

Comentários

Hildamiga,

Lembrou-me Diomedes e suas éguas...
Se não estou enganado a aranha simboliza a tessitura poética e o velho Cronos (um deus mutilado). Forte, na medida certa.
Abraços!

Francisco
Anônimo disse…
muito bom... gostei...

José Replicante
Hilda Curcio disse…
Gentil amigo, Francisco, sabe que escrevi este texto porque quase fui atacada (?aranha ataca?) por uma aranha das bem enormes, num portão de uma vizinha, em que quase encostei, aos 15 anos, aí, escrevi isso, pra ver se me livrava dos arrepios de horror. Sabe que passaram um pouquinho? Obrigada pelo comentário também, José Replicante. Felicidades sempre.
Hilda Curcio disse…
Cláudia, não sei o que seria de meus textos se não fosse você, isto é, sei, eu teria que contratar um marceneiro pra me construir mais gavetas. Só me faltou conseguir ler o seu "Poema inacabado", ele não abre. Os outros, li todos. Parabenizo todos os poetas, ainda bem que eles existem, não é? Ajudam-nos a uma fugidinha da realidade. Seu blogue está bonito demais, superorganizado, principalmente pra mim, porque não sei vasculhar/descobrir nada sozinha, ele traz tudo clarinho.kkk Obrigada por tudo.
Anônimo disse…
liked the poem.
is very strong and interesting

J. Larry
h disse…
É, J. Larry, precisei tradutor, kkkk obrigada imensamente.
Cris Dakinis disse…
Parabéns pelo belo poema.
um abraço,
Cris :)
Hilda Curcio disse…
Grata, Cris, pela gentileza do elogio.

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.