Pular para o conteúdo principal

Notas Musicais - por Ivan Pereira


Após Mozart, o foco dos que buscam aumentar a concentração e a agilidade de pensamento está em Vivaldi. Se indícios de que a música clássica estimula a atividade intelectual sempre existiram, agora surgiu mais uma comprovação científica. A pesquisadora inglesa Leigh M. Riby, da Universidade de Northumbria, realizou testes com universitários e comprovou que a capacidade de reação e raciocínio aumentava consideravelmente enquanto eles ouviam o primeiro movimento da “Primavera”, de "As quatro estações", de Vivaldi.


É importante inserir a música clássica na rotina das crianças, mas como fazer isso de maneira integrada às atividades que elas já fazem? Nosso leitor Sildo Vital Gauderet, por exemplo, é professor do ensino fundamental e costuma combinar audição musical com desenho livre. Eis uma atividade que pode ser feita em casa: colocar clássicos enquanto as crianças desenham, colorem, cortam e colam. É um momento em que os pequenos costumam parar e se concentrar. Outras boas ocasiões de oferecer trilha sonora clássica à garotada é durante as refeições ou então no carro. Sem falar, claro, na hora de dormir. Se você tem boas vivências neste tema, divida com nossos leitores! Quanto mais brasileirinhos e brasileirinhas tomarem contato com a música clássica dentro de casa, maiores serão nossas plateias no futuro.
 
Por Ivan Pereira Santos Júnior

Comentários

Kedma O'liver disse…
eu costumava colocar todos os tipos de musicas para meus filhos ouvirem, hoje tenho filhos que cantam e tocam instrumentos, alem de serem apreciadores de boa música. Muito bom este texto.

Postagens mais visitadas deste blog

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares.

*********

os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.              

Trajes Poéticos - RIMA ENCADEADA

Palavra final do verso que rima com outra palavra do meio do verso seguinte.

*****

os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores do concurso.