MEMÓRIAS EM DEFESA DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - Jurema Rodrigues

livro capa dura - 39 páginas - com fotos
- Editora Costelas Felinas -
livros artesanais - curta esta ideia
Este livro é um relato oral de experiências vivenciadas pelo professor Clóvis Sanfelice no período de sua atuação na Educação Profissional de São José do Rio Preto (1965-1980). É uma documentação viva, parte das memórias e identidades da Etec Philadelpho Gouvêa Netto, pois resgata e preserva a história da Etec, defende a expansão do Ensino Técnico, a boa qualidade da educação pro-fissional de jovens e de trabalhadores, e o desenvolvimento econômico e social do Estado.
A escrita desse registro de história oral é fruto do diálogo e da colaboração de sujeitos: entrevistadora e entrevistado. Entrevista esta realizada pela professora Jurema Rodrigues com o colaborador Clóvis Sanfelice, no dia quinze de junho de 2013, às nove horas no apartamento do entrevistado em São José do Rio Preto. A filmagem foi realizada pelo monitor Eduardo Gabriel Silvestre Dias, aluno da 1ª série do Ensino Médio de 2013.
Caracteriza-se como pesquisa de fonte histórica carregada de considerações que homenageia, marca lugar, propõem mudanças, continuidades, por parte dos defensores do Ensino Técnico.



Sobre Autora

Jurema Rodrigues: Graduada em Licenciatura Plena em Letras (FARFI) e Especialização em Língua Portuguesa (UNICAMP). Professora de Língua Portuguesa e Literatura; Linguagem, Trabalho e Tecnologia; Ética e Cidadania Organizacional na (Etec Philadelpho Gouvêa Netto/SJRP). Apresentação de trabalhos Intitulados “Literatura vivenciada na realidade do aluno” e “Pai contra mãe” (UNESP), “Tu és um Teorema?” (UNESP), “Resgatando a História do Philadelpho – Ginásio Industrial” - III Encontro de Memórias e História da Educação Profissional (Cetec/CPS, 2012), Artigo “Metalografia - Base conceitual de Colpaert como referência teórica e prática nos cursos de Mecânica e Mecatrônica” (Jornada Internacional - Patrimônio Artístico, Histórico e Tecnológico na Educação Profissional, 2013). Projetos desenvolvidos na Etec Philadelpho Gouvêa Netto: Jornal PHILA (2001-2010), Grupo de teatro ARTELITERATURA (2000-2008 e 2012), PHILARTE – Jornal Phila e grupo ARTEPHILA (2008-2011), Centro de Memórias do Philadelpho (2013-2014), Participação no GEPEMHEP - Grupo de Estudos e Pesquisas em Memórias e História da Educação Profissional do Centro Paula Souza GEPEMHEP (2012-2014).

 E-mail: ju-re-ma@ig.com.br (adquira o livro diretamente com a autora)

Comentários