Pular para o conteúdo principal

COITADA da minha RUA - Nininha Rocha

Coitada da minha Rua
Era calma e vive aflita
Era pobre ficou rica
Vestiram-lhe uma capa-preta
E deram-lhe como enfeite
Calçada, outro nome, guia e sarjeta
E tem até o sol noturno
Que a luz de mercúrio ofuscou o brilho da "Aurora"
Fincando um pesado "Machado... que não é o de Assis"
Das bem rimadas poesias que eu tanto admiro
Mas em rua estreita onde "Coletivo" transporta
Gente chorando, gente com fome e sangue rolando
Começa a confusão, com tamanha multidão
Coitada da minha Rua
Ah!... Tinha o namoro de "alpendre"
Que embalaram a balança dos meus olhos e sonhos
Com "Balas e Caramelos"
Dos meus tempos de criança


Coitada da minha Rua
O barulho do motor tudo modificou
A chiada da brecada
O pneu que estourou, a buzina que apitou
A fumaça que ficou, sem contar a colisão
A lata amassada da "motoca tresloucada"
Ouvindo o som ensurdecedor do "Unisef" o moço se espatifou
Coitada da minha Rua
Já não vive toda nua, hoje tem até "Regente"
e eu sinto saudade sua, quando nela só havia
Nas dobras de minha sensibilidade
O Lirismo das noites de Lua Cheia.

Nininha Rocha
poema publicado na revista Acadêmica (órgão oficial da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias, n.º 31)

Comentários

Anônimo disse…
lembrou da minha rua...
ai que saudade...
Maria do Carmo Assumpção

Postagens mais visitadas deste blog

CONCURSO CARDÁPIO POÉTICO - MÊS DE ABRIL - INSCRIÇÃO ABERTA

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE ABRIL/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). PREMIAÇÃO:  No fim do ano de 2014, já com todos os poetas participantes selecionados, a ed. Costelas Felinas editará a  ANTOLOGIA CARDÁPIO POÉTICO  e cada poeta selecionado receberá sem custo nenhum 05 exemplares da antologia.

Concurso Cardápio Poético - MARÇO

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE FEVEREIRO/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). PREMIAÇÃO:  No fim do ano de 2014, já com todos os poetas participantes selecionados, a ed. Costelas Felinas editará a  ANTOLOGIA CARDÁPIO POÉTICO  e cada poeta selecionado receberá sem custo nenhum 05 exemplares da antologia.

Concurso Cardápio Poético - mês MAIO - Inscrição Aberta

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE MAIO/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). INSCRIÇÃO ENCERRADA -   CONFIRA O RESULTADO   clique