Pular para o conteúdo principal

O bobo e os “normais” - de Rogério Fernandes Lemes

As pessoas fazem piadas e riem de alguém com cara e bobo. Tem ainda a expressão: “de bobo não tem nada”. O fato é que vivemos em um mundo onde as pessoas querem parecer espertas, e não bobas. Pensam que ser bobo é algo depreciativo e motivo de escárnio.
Acontece que o bobo é um incompreendido, simplesmente, pelo fato dos espertos subestimá-lo. A concepção dos espertos é a de “se dar bem em tudo”, seja em um debate filosófico ou em uma fútil demonstração de intelectualidade. Já o bobo tem outra concepção.
Para ele, o bobo, a vida é simples e descomplicada. Se algo não deu certo, ele tenta novamente. Pensando desta forma seria correto dizer que o bobo não sofre do mal dos espertos: a opressão da razão. Para os espertos não se deve fazer nada sem a constatação da experimentação, seja através da observação ou dos resultados apresentados. Já o bobo não! Ele simplesmente vive o momento, e por isso mesmo é mais feliz.
A lexicografia é muito cruel ao definir o bobo. Porém, dos significados lá expostos, um supera os demais: a ingenuidade. Em certas situações, ser ingênuo é uma excelente estratégia. O próprio Cristo afirmou que “dos ingênuos é o Reino de Deus”. Obviamente que Cristo se referiu ao “espírito humilde”, tão característico nas crianças.
Mas atenção! Como alertou Clarice Lispector, não confunda bobo com burro ou com os demais significados do dicionário. O bobo não é tolo. O bobo não é egocêntrico e procura alguém para bobices mútuas. O bobo não é etnocêntrico, pois ele respeita a bobice do “outro”. Em meio aquilo que parece bobagem para os “normais”, os bobos são acessíveis e cultivam a filosofia da inclusão. O bobo é, na verdade, o mais sábio dos humanos, porque quase sempre se cala. O bobo é humilde quando não sabe sobre determinada coisa, e reconhece suas limitações. Raramente o bobo cai em contradição.
Ser bobo é ser livre dos estereótipos, dos medos mais humanizados e construídos socialmente. Não é nada fácil ser um bobo. Requer muita disciplina e abnegação.

Rogério Fernandes Lemes

Comentários

Anônimo disse…
é isso mesmo... gostei do texto
pamela andrade
Anônimo disse…
e o mais interessante é que os bobos eram mantidos por reis para divertimento....

Jorge Nascimento....

Postagens mais visitadas deste blog

CONCURSO CARDÁPIO POÉTICO - MÊS DE ABRIL - INSCRIÇÃO ABERTA

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE ABRIL/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). PREMIAÇÃO:  No fim do ano de 2014, já com todos os poetas participantes selecionados, a ed. Costelas Felinas editará a  ANTOLOGIA CARDÁPIO POÉTICO  e cada poeta selecionado receberá sem custo nenhum 05 exemplares da antologia.

Concurso Cardápio Poético - MARÇO

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE FEVEREIRO/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). PREMIAÇÃO:  No fim do ano de 2014, já com todos os poetas participantes selecionados, a ed. Costelas Felinas editará a  ANTOLOGIA CARDÁPIO POÉTICO  e cada poeta selecionado receberá sem custo nenhum 05 exemplares da antologia.

Concurso Cardápio Poético - mês MAIO - Inscrição Aberta

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE MAIO/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). INSCRIÇÃO ENCERRADA -   CONFIRA O RESULTADO   clique