Pular para o conteúdo principal

FESTA DE ANIVERSÁRIO - Cris Dakinis

A menina corre de um lado a outro, animada por ver parentes e
amigos reunidos. É o dia de seu segundo aniversário e desconfio que ela saiba, perfeitamente, que este dia lhe pertence.  Estamos no mês de junho e o seu vestido de caipira combina com os trajes de primos e colegas da pré-escola, trazendo pacotes coloridos __ os presentes!
Os convidados chegam quase todos ao mesmo tempo e ela se diverte com tanto paparico. Em vão, a mãe lhe oferece milho assado ou maçã-do-amor... A menina não sente apetite, ela se alimenta da festa. Desde cedo, atenta aos preparativos e aos balões dependurados em meio a bandeirinhas coloridas. A noite está agradável, e a varanda exibe uma mesa decorada com petiscos da culinária típica dessa época do ano. As crianças nem ligam para caldo verde, caldo de ervilha, caldos... Elas correm o quintal inteiro __ e é muito quintal __, daí nem sentem o frio do sereno que os tios e, principalmente, os avós reclamam.
Depois de muito dançar e brincar, a menina e seus amigos são surpreendidos por um boneco gigante de pelúcia, que é um animal de um desenho animado famoso, do qual ela e os amiguinhos são fãs. Dentro do boneco, uma das tias dança toda animada para agradar a turma de pequenos. É então que começa uma choradeira. As crianças gritam assustadas. Elas gostam do personagem na televisão, nos brinquedos e nas revistas, mas a animação não funciona ao vivo. A tia mostra o rosto, sorri, mas o terror foi instalado: agora o boneco gigante tem a cabeça da tia! O jeito é retirar o “bicho-papão” de cena. Os pais anunciam que vão cantar os parabéns, mas porque a menina dorme cedo, não é para que os convidados deixem a festa... O bolo estava com o nome da menina gravado em letras cor-de-rosa, agora, não se consegue mais ler o nome, porque ela passou a mão por cima e apagou algumas letras. A avó lamenta, pois queria bater uma foto de lembrança. A aniversariante faz cara-de-estranheza: não era para ela comer o bolo então? Todos cantam os parabéns, os tios batem fotos, e a festa, aos poucos, se esvazia de convidados. As crianças brincam de jogar caixas de presentes para o alto... Por que elas preferem as caixas? __ Os adultos sempre se perguntam.
Onde está a aniversariante? O pai procura, enquanto a mãe sorri satisfeita por tê-la visto pegar pãezinhos da mesa: enfim, a filha se alimentara! O pai flagra a menina ao portão, entregando, através das frestas, pedaços de pão, porções de bolo e doces a um cão de rua. Sorrindo, ela explica: o au au qué!

 Cris Dakinis

Comentários

Anônimo disse…
o texto foi tão gostoso de ler quanto este bolo está dando vontade de comer....

Andreia Ramos Lara
Anônimo disse…
GOSTEI...

"Todos cantam os parabéns, os tios batem fotos, e a festa, aos poucos, se esvazia de convidados. As crianças brincam de jogar caixas de presentes para o alto... Por que elas preferem as caixas? __ Os adultos sempre se perguntam. " - verdade verdadeira ...rssss

Edna Miranda - a poetinha de Ouro Preto

Cris Dakinis disse…
Oi, Andreia! Agradeço a leitura e o comentário simpático. Fica com um abração!
Cris Dakinis disse…
Grata pela leitura e pelo comentário atencioso, querida Edna Miranda - a poetinha de Ouro Preto!

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.