Pular para o conteúdo principal

Trato de Levante - Bellé Jr.



Não perca essa oportunidade - lançamento dia 06 de julho em São Paulo

Trato de Levante (editora Patuá), segundo trabalho poético de Bellé Jr., é um livro de poesia narrativa com tendência pornográfica e apelo libertário.

Apaixonada e profundamente sulamericana, a obra conta dos dias que sucederam a revolução social, estalada em 2013 junto às jornadas de junho. No sudoeste do Paraná elas culminaram na vitória sangrenta dos rebeldes e na instauração de um território livre: o Quilombo. Após o Levante, há um mundo a ser reerguido, uma realidade a ser inventada. É quando uma poeta negra, viajante de espírito livre, desembarca dentro das fronteiras insurgentes. Chama-se Valentina e traz consigo, na mochila, outra revolução imprescindível, outro levante inédito e inadiável. Ela vem atrás de recrutas.
..

O livro foi iniciado no Brasil e finalizado nos Estados Unidos. Em São Paulo, a maior parte das poesias-guia foi escrita. Apesar de se tratar de poesia narrativa, de uma história com começo, meio e fim, há também versos soltos e independentes, versos estes que guiam o desenrolar do enredo.


Na segunda metade de 2013, Bellé foi aceito em duas residências artísticas: Yaddo Art Colony e Art Farm Nebraska. Durante quatro meses, permaneceu isolado entre os jardins de Saratoga Springs e o deserto verde da pequena Marquette. Lá escreveu toda a voz feminina presente no livro, rearranjou a relação de seu homônimo, de seu xará com a protagonista Valentina, até o livro conhecer seu desfecho. 
..

Duas dessas poesias tornaram-se músicas. A mais explícita delas,  “Escombro” foi rebatizada pelo cearense Daniel Groove e tornou-se “Teu Homem”. Foi gravada no estúdio Cambuci Roots e produzida por João Vasconcelos. O mesmo com “O tempo das horas”, composta pelo paraense Saulo Duarte, música oriunda dos esfumaçados versos de “Um beque a dois”.
..
Outras duas poesias do Trato de Levante tornaram-se roteiro para o curta-metragem “O poente orgasmo de Valentina”, do diretor Alexandre Paschoalini, a ser lançando em agosto de 2014.
..

Bellé Jr., 29, é poeta nascido em Francisco Beltrão, sudoeste do Paraná. Foi criado entre Curitiba e os Campos Gerais, mas acabou radicado em São Paulo, onde vive há sete anos. Em 2010 publicou de forma independente o primeiro livro de poesias, O Sonhador Que Colhe Berinjelas na Terra das Flores Murchas. Sua  terceira edição esgotou durante a Feira Plana 2, mas a versão digital segue gratuita. É também jornalista, autor do livro reportagem “Balaclavas & Os Profetas do Caos” (Livro Novo).

Veja abaixo um dos poemas que faz parte do livro e os links para adquirir um exemplar ou entrar em contato com o autor.

o poeta que amo é comunista

não tenho dúvidas sobre meu coração anarquista
e assim seguimos de versos dados
apertamos o caudilho e disparo 
meu pássaro negro vara a tempestade 
num desespero libertário de vida 
e de morte 
rima no poente sangue de nosso povo sulamericano
as tintas sílabas em teu vermelho de oceano
rebelde que nunca se rende
não sei se somos 
ou nos tornamos
tua poesia tem densidade de cobre
verve vulcânica aflora na altura dos andes
pura lava de copihue 
que lavra 
a brava terra mapuche
.
Links


_Mais trabalhos do autor - http://juniorbelle.com/

_Site do livro Trato de Levante - http://tratodelevante.com.br/
..

Links para download

_Link para o evento de lançamento - https://www.facebook.com/events/464105290400179/?fref=ts

Comentários

Anônimo disse…
MUITO INTERESSANTE, GOSTEI DE SABER DESTE TRABALHO... E PRETENDO ENTRAR EM CONTATO COM O AUTOR... PARABÉNS PELA BELA CAPA....

MARTA NOGUEIRA....
Junior Bellé disse…
Olá Marta!

Que bom que gostou, espero que o livro, quando em suas mãos, também te agrade, te embale. Caso queira papear, é só gritar pelo jrbellejr@gmail.com
Anônimo disse…
GOSTAMOS PACAS DO VÍDEO, QUEM É O CARA QUE TÁ NO VIOLÃO? É VOCÊ?
MUITO BOA A LEITURA... APROVADO....!!!!!!

JORGE LAMPARINA E JOSEFA
Junior Bellé disse…
Oi Jorge.

O sujeito no violão é o paraense Saulo Duarte, ele musicou essa poesia minha em 2012 e estava tocando com os amigos. O Saulo acaba de lançar o segundo disco, já está na praça.

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.