Pular para o conteúdo principal

short cut/ long road (ou amor x pizza)

Convite para a abertura da exposição,  short cut / long road (ou amor x pizza) - elvis almeida e mariana moysés  - curadoria: pedro sánchez

quarta-feira, dia 10 de setembro, às 19h
Galeria 1 - Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto

Rua Humaitá, 163 (entrada pela Visconde e Silva)
short cut/ long road (ou amor x pizza)


Transferência para a linha dois na Estação Estácio. Sábado à tarde. De lá para São Cristóvão onde espero o trem para Saracuruna na plataforma 6. O alto-falante anuncia que ele chegará em 16 minutos. Sorte. Avisto um ambulante  e vou atrás de uma cerveja. Só tem água e refri. Azar. Algumas pessoas me olham quando entro no vagão. Fones de ouvido, biscoito polvilho e cortadores de unhas negociados ali. São três ou quatro paradas até a estação de Ramos, onde passo pelo buraco do trem para o outro lado da pista. Algumas quadras e lá estou no atelier da Kovok onde Elvis e Mari me esperam. Antes de subir damos uma passada no Mundial e pegamos umas Teresópolis Rubine, uma Pringles que tava na promoção e um Matte.


short cut/ long road ou (amor x pizza) é meio que um apanhado de dois anos da versátil e afiada produção de Elvis Almeida e Mariana Moysés. Mariana mostra serigrafias; desenhos em papel e em variados tipos de objetos – pratinhos de louça e lenços; colagens; desenhos feitos para publicações; e intervenções que têm a própria galeria como suporte – tudo mesclado, como uma nuvem gráfica. Elvis exibe em blocos separados algumas das fotografias que ele vem tirando com suas câmeras da feira da Praça XV; provas de gravura; duas séries de desenhos feitas em cadernos desmembrados; os originais de uma história em quadrinhos que ele está lançando; além de pintura “propriamente dita” (rs). Juntos, apresentam também os oito números da revista Falafel, que editam em parceria.

A diversidade de objetos que vemos aqui e a não hierarquização entre eles demonstra de que maneira as diferentes atividades dos dois dividem espaço: convivendo lado a lado. Nesta pequena galeria, cada conjunto de trabalhos coloca-se como uma obra única, que nos defronta com a questão de onde começa e onde termina o trabalho de "arte séria", a tal, com A maiúsculo - que, embora fustigada, continua sendo aquela que o circuito oficial (críticos, editais e galerias top e o publicozinho especializado) espera. A resposta deles é dada com humor, poesia e força. Perdoem-me por traduzir desta forma, mas a resposta é justamente, “foda-se essa porra!”.  

Poliglotas culturais, Elvis e Mariana  circulam entre diferentes mundos artísticos, atravessando de um lado para o outro os limites entre high e low culture e argumentando que, como toda fronteira, esta também é uma ficção política artificialmente mantida.  

Pedro Sánchez

Comentários

Anônimo disse…
Muito obrigada pela divulgação!
:)))

Mariana Moysés

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.