Pular para o conteúdo principal

Inscrições para o 30º Psiu Poético

REGULAMENTO – 30º SALÃO NACIONAL DE POESIA PSIU POÉTICO
TRIPSIU – TRINTA ANOS

 Inscrições para o 30º Psiu Poético abrem no 1º de julho de 2016.

I. O Grupo de Literatura & Teatro Transa Poética, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros-MG, Secretaria de Cultura, Centro Cultural Hermes de Paula, UNIMONTES – Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação Cultural Genival Tourinho, divulga as inscrições para o 30º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, TRIPSIU – TRINTA ANOS, estarão abertas no período de 01 de julho a 19 de agosto de 2016, na Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho” no Centro de Educação e Cultura “Dr. Hermes de Paula”.


II. Os interessados poderão inscrever de 01 (um) a 03 (três) poemas, digitados ou trabalhados de forma artesanal, enfatizando o conteúdo do poema. Para as poesias digitais, são exigidas as seguintes regras:

A) O texto deve ser enviado em documento PDF (.pdf) (EM ANEXO, CASO INSCRIÇÃO PELO ENDEREÇO DIGITAL);
B) A fonte do texto é livre;
C) O título de tamanho livre;
E) Deve constar na poesia o nome do autor;
F) Obrigatórios:
1. Nome do autor;
2. Cidade de procedência;
3. Constar: “30° Salão Nacional de Poesia Psiu Poético”;
4. Os três itens acima devem ser localizados abaixo do poema, no final da página, como assinatura.

Observação Importante: Serão alertadas para correção, automaticamente, as poesias que não estiverem dentro dos padrões especificados e as inscritas fora do prazo de inscrição.

III. Também poderão se inscrever para a mostra de poesia visual e arte-postal.

IV. Artistas independentes interessados em participar com performances, recitais, esquetes teatrais, intervenções, debates, vídeos, filmes, músicas, danças, lançamento de livros, CDs e demais manifestações culturais também podem se inscrever.

V. Serão considerados inscritos as obras e projetos:
A) postados pelo correio para o endereço: Centro de Educação e Cultura “Dr. Hermes de Paula” – Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho” – 30º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético – Praça Dr. Chaves, 32 – Centro – Montes Claros/MG – CEP: 39.400-005;

B) entregues pessoalmente no endereço acima referido;

C) enviados via emeio: psiupoetico30@hotmail.com (Emeio EXCLUSIVO para INSCRIÇÕES). Emeios com perguntas enviados a este endereço serão desconsiderados.

Observação:
Aos que precisarem de poesias com mais cores (além da tinta preta), devem ser enviadas pelos correios ou entregues pessoalmente, por dificuldades materiais;
Informações pelos endereços eletrônicos (psiupoetico@gmail.com)  e (aroldopereirapoeta@yahoo.com.br), ou pelos telefones: (38) 3229-3457 / 3229-3456/ 3229-3458 / 99112-7011

VI. Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição.

VII. Os trabalhos inscritos e selecionados pela coordenação passarão a fazer parte da programação do PSIU POÉTICO 2016, que ocorrerá de 04 (Dia Municipal da Poesia em Montes Claros/MG) a 12 de outubro tendo como base as dependências do Centro Cultural Hermes de Paula e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

DAS CONDIÇÕES
I. Poderão participar poetas, artistas de qualquer parte do país e do mundo.
II. Os trabalhos inscritos não têm necessariamente que serem inéditos e nem abordarem temas específicos.
III. Impresso ou em CD ou DVD, o material inscrito tem que constar títulos dos trabalhos (caso tenham), nome do autor, endereço completo, telefone, endereço eletrônico e breve currículo.
IV. Nos dias 27 de agosto e 17 de setembro, haverá uma reunião com os inscritos, às 10:00h, no Auditório Cândido Canela, do Centro Cultural Hermes de Paula, para tratar da programação e da coordenação visual do evento que acontecerá em outubro.
V. Todos os itens deverão ser cumpridos para que as obras sejam consideradas inscritas.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
O Salão Nacional de Poesia Psiu Poético não é um concurso, nem tem como propósito premiar o primeiro lugar de cada categoria. Seu princípio básico é celebrar a poesia, promover o encontro de poetas, escritores e artistas de todos os lugares, para que possam conhecer e discutir a produção poética contemporânea apresentando o resultado a um público amplo de estudantes, educadores, leitores, e demais pessoas interessadas. Durante a programação a poesia é levada a vários locais da cidade e a cada versão do projeto, seis poetas são homenageados, pelo que vêm contribuindo com a discussão e evolução da arte poética brasileira. O Salão acontece desde 1987, sendo considerado o maior evento do gênero que ocorre no país de que se tem notícia pela imprensa brasileira.

Este ano os homenageados são: 

Adilson Cardoso - Montes Claros - MG
Evely Júlia - Montes Claros - MG
Claudio Bento - Jequitinhonha/ Belo Horizonte - MG
Ronald Augusto - Porto Alegre - RS
Cristiane Sobral - Rio de Janeiro - RJ / Brasilia - DF
Conceição Evaristo - Belo Horizonte - MG / Rio de Janeiro - RJ
Waldemar Euzébio - Montes Claros - MG / Belo Horizonte - MG


Postagem enviada por Cláudio Bento


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.