Pular para o conteúdo principal

Centro de Arte Popular – Cemig realiza a exposição Crônicas de Noemisa – 50 anos de cerâmica


Centro de Arte Popular – Cemig realiza a exposição Crônicas de Noemisa – 50 anos de cerâmica
Peças ficam disponíveis para visitação do público até 24 de setembro

O Centro de Arte Popular – Cemig inaugura no dia 3 de agosto a mostra Crônicas de Noemisa – 50 anos de cerâmica, uma homenagem a esta artista singular do Vale do Jequitinhonha, que dedicou toda sua vida ao ofício da cerâmica, nunca arredando o pé do seu cantinho em Ribeirão da Capivara, Caraí, Minas Gerais. A exposição segue em cartaz até o dia 24 de setembro, na Sala de Exposições Temporárias do CAP, espaço integrante do Circuito Liberdade. A entrada é gratuita.

A mostra tem a curadoria de Tadeu Bandeira e apresenta uma seleção de cem obras executadas nos últimos quarenta anos, pertencentes a instituições públicas e a coleções particulares que sempre distinguiram nessa ceramista o dom de esculpir com maestria.

Desde cedo, a partir dos ensinamentos da mãe, Noemisa passou a modelar suas peças através da tabatinga e do toá, com muita destreza, sobriedade e equilíbrio estético, sempre narrando temas do cotidiano, os costumes da vida rural, tais como cenas de casamento, festas populares, costureiras, matança do boi, o ladrão de galinhas, as aulas de Mobral.

Ao falar da artista, o curador ressalta que “sua arte tem poesia, delicadeza, pureza, feminilidade e ao mesmo tempo magia, já que vez ou outras fábulas são narradas. A exposição testemunha os 50 anos ininterruptos de vida dedicada exclusivamente ao ofício da cerâmica, sendo uma homenagem do Governo de Minas Gerais à singela figura de Noemisa, uma das mais exímias e originais ceramistas brasileiras”.

A artista já participou de importantes mostras como Brésil, Arts Populaires, no Grand Palais, em Paris, e a Mostra do Redescobrimento, promovida pela Fundação Bienal de São Paulo no ano 2000, além de estar representada no acervo das mais importantes instituições culturais brasileiras voltadas para a arte popular: Museu Afro - Brasil (SP), Memorial de América Latina (SP) no Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro, Pavilhão das Culturas Brasileiras (SP), Museu de Folclore Edison Carneiro (RJ), Museu Casa do Pontal (RJ) e Centro de Arte Popular - Cemig (MG).


Para Angelo Oswaldo, Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Noemisa é um dos nomes emblemáticos da cerâmica brasileira. “A originalidade de sua arte irradia a luz de que se impregnam as coisas do Jequitinhonha, esse território mágico que é das Minas e dos Gerais, remetido ao universo do mito, com seu maravilhoso habitado por personagens nascidas do barro adâmico do vale”.

SOBRE O CENTRO DE ARTE POPULAR – CEMIG
Espaço museológico inaugurado em 2012, destinado a divulgar a riqueza e diversidade da cultura popular mineira. O seu acervo conduz o visitante ao imaginário de diferentes artistas, narrando histórias e crenças de um povo que traz nas mãos um sincretismo cultural próprio. A instituição, vinculada à Superintendências de Museus e Artes Visuais, da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, integra o Circuito Liberdade. Com 800 peças, seu acervo é organizado por materiais, temas e cronologia, podendo o visitante conferir esculturas em madeira e cerâmica, telas, desenhos e teares. Mídias, som e imagem tornam as exposições ainda mais dinâmicas e interativas, ajudando na contextualização dos temas, dando uma dimensão mais ampla e profunda do histórico cultural de cada região.

SERVIÇO
Exposição: CRÔNICAS DE NOEMISA – 50 ANOS DE CERÂMICA
Abertura para convidados: 03 de agosto, às 19 horas
Período de visitação: 04 de agosto a 24 de setembro de 2017
Local: Centro de Arte Popular – Cemig
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1608 – Lourdes
Horário: 3ª, 4ª e 6ª - de 10 às 19h | 5ª - de 12h às 21h | Sábados e domingos – de 12h às 19h
Assessoria de Imprensa: Angelina Gonçalves (31) 3269-1109 | 9 8876-8987

Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação
(31) 9 9619 7901

INDICAÇÃO CLÁUDIO BENTO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.