Pular para o conteúdo principal

HIROSHIMA EMANUEL MEDEIROS VIEIRA*


HIROSHIMA
EMANUEL MEDEIROS VIEIRA*

Na manhã de 6 de agosto de 1945
a bomba de Hiroshima,
a bomba,
tão clara,
exata,
cirúrgica.
Bomba geométrica,
certeira.
A bomba vem do céu,
mas não é ave.
A bomba vem de cima,
mas não é Deus.
Desce fumegante,
a bomba não negocia,
a bomba não conversa,
célere, impositiva,
acerta o alvo, cai,
a bomba queima, a bomba dissolve,
a bomba dilacera.
Alguém nasce no ano em que ela cai,
e pensa naquele 6 de agosto de 1945:
segunda-feira – 8h15 da manhã:
Surpresa daqueles milhares de olhos.
Na véspera, a espera do lúdico no matinal domingo,
parques, igrejas, passeios, visitas familiares.
Dia seguinte:
sem tempo para a reflexão – a chegada da não-ave,
emissária de Tanatos,
que cai, cai,
na paisagem limpa (cogumelos atômicos).



*Emanuel Medeiros Vieira nasceu em Florianópolis (SC), em 1945.
Morou em Brasília há 38 anos.
Atualmente, divide-se entre a primeira Capital do Brasil (Salvador) e a última (Brasília).
Tem vinte (23) livros publicados.
.
Participou de mais de 50 antologias no Brasil e no exterior.
É detentor de diversos prêmios literários.
Seu romance “Olhos Azuis – Ao Sul do efêmero” (Thesaurus editora/FAC, Brasília, 2009), recebeu o Prêmio Internacional de Literatura, promovido pela União Brasileira de Escritores – UBE, em 2010.
O livro foi contemplado com o “Prêmio Lúcio Cardoso”, para o melhor romance – na avaliação da entidade –, publicado no Brasil em 2009..
Sua obra foi elogiada, entre outros, por Carlos Drmmond de Andrade, Otto Maria Carpeaux, Mário Quintana, Antônio Olinto, Anderson Braga Horta. Moacyr Scliar,Caio Fernando Abreu, João Gilberto Noll, Luiz Antônio de Assis Brasil, Carlos Appel, Salim Miguel, Hélio Pólvora, Paulo Leminski, Léo Gilson Ribeiro, Lourenço Cazarré, Rubem Mauro Machado, Silveira de Souza, Flávio José Cardozo,e.Afrânio Coutinho,, Antônio Carlos Vilaça e Herculano Farias.
Sua obra foi tema de Dissertação de Mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC –, em 1997.

Comentários

Costelas Felinas disse…
ENVIADO POR E-MAIL

Continuo impactado e impressionado com a ilustração escolhida (foram muito felizes - se a escolha foi da equipe) para o meu poema "Hiroshima".
Gratidão e afeto do Emanuel

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.