Pular para o conteúdo principal

poema É APENAS por : EMANUEL MEDEIROS VIEIRA / desenho: Cláudio Feldman

enviado pelos autores

É APENAS
Cláudio Feldman

EMANUEL MEDEIROS VIEIRA
PARA AS DOUTORAS ALICE E LUCIANA

“É apenas em sacrifício dos sem esperança que a esperança nos é dada”
(Walter Benjamin)

Tanta madrugada.
Venha sol: como ontem.
Os olhos não descansaram nesta noite.
E pensas – internalizas fundamente:
“É apenas em sacrifício dos sem esperança que a esperança nos é dada.
O que fazer?
Deste mundo estilhaçado –  só fragmentos e carnificinas.
E repetições.
Vem sol – como ontem – reitero.

Canta um pássaro – não, não escutei nenhum galo.
E anunciam que a matança continua – , guerras, refugiados, narcotraficantes.
Terá o Teu Sacrifício Sido em Vão? Não.
Nenhuma declaração  de amor–amor (autêntico) é inútil.
“Senhor, Tu sabes que eu Te amo” (São Pedro – pedra).
E – sim –  é apenas em sacrifício dos sem esperança que a esperança nos é dada.
(Se poucos os que escutam: é preciso repetir, pregando no deserto  – fecundo.)
Não te esqueças de todos que perambulam pelo planeta.
E com perdão pelo lugar-comum: suplico pelos  “pequenos”, anônimos, tão sós, tão sem voz, sem nome, sem nada.
E se sobrar alguma dádiva, peço um pouquinho também por mim – pequeno grão de areia na imensa praia global. 

Toda palavra parece inútil (mas o sol chegou).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONCURSO CARDÁPIO POÉTICO - MÊS DE ABRIL - INSCRIÇÃO ABERTA

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE ABRIL/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). PREMIAÇÃO:  No fim do ano de 2014, já com todos os poetas participantes selecionados, a ed. Costelas Felinas editará a  ANTOLOGIA CARDÁPIO POÉTICO  e cada poeta selecionado receberá sem custo nenhum 05 exemplares da antologia.

Concurso Cardápio Poético - MARÇO

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE FEVEREIRO/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). PREMIAÇÃO:  No fim do ano de 2014, já com todos os poetas participantes selecionados, a ed. Costelas Felinas editará a  ANTOLOGIA CARDÁPIO POÉTICO  e cada poeta selecionado receberá sem custo nenhum 05 exemplares da antologia.

Concurso Cardápio Poético - mês MAIO - Inscrição Aberta

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE MAIO/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). INSCRIÇÃO ENCERRADA -   CONFIRA O RESULTADO   clique