Pular para o conteúdo principal

Oficina literária no SESI Mauá


OFICINA:  "O conto, ponto por ponto"

Data25 e 26 de Outubro, sábado e domingo 14h às 16h30

Sinopse: "Diferente do romance que é irrigado por vários rios-histórias, o conto é apenas um riacho. Gênero que exige economia, ritmo e tensão, o conto, desde a primeira linha, como lembra Antonio Skarmeta, chama, acena e convoca para o final. O objetivo dessa oficina é apresentar as diversas modalidades da narrativa breve atual, discutir seu processo de criação e motivar os participantes, com exercícios de sensibilização, a mover as águas de seus riachos ficcionais."
Oficineiro:  JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA

Sobre o Escritor:


João Anzanello Carrascoza, nasceu em Cravinhos, interior de São Paulo, em 1962. Menino, como escreveu numa de suas histórias, vivia entre as pessoas, as árvores, as casas. Não sabia ainda ir à raiz das coisas. Mas, nesse tempo de começos, logo descobriu sua paixão pela literatura. Primeiro, nas histórias que seu pai contava. Depois, nos livros da pequena biblioteca de sua mãe. Ainda jovem, mudou para São Paulo para cursar publicidade, profissão em que poderia unir seu gosto por histórias à arte de vender, aprendida com o pai. Redator publicitário atuou durante duas décadas em grandes agências de propaganda do país. E enquanto criava campanhas para Coca-Cola, Ford, Nestlé, Bayer, entre outroa marcas, dava aulas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde se formou e onde, mais tarde, fez mestrado e doutorado. Desde que saiu de Cravinhos, vem escrevendo livros de contos e novelas infantojuvenis, com os quais recebeu importantes prêmios. Dos prêmios que recebeu, destacam-se o Guimarães Rosa/Radio France Internationale e o Jabuti. Algumas de suas histórias foram traduzidas para inglês, francês, italiano, sueco e espanhol. Carrascoza participou de programas internacionais de escritores residentes, como a Ledig House (EUA) e o Château Lavigny (Suíça). Atualmente, dedica-me à docência na USP e na ESPM. E continua escrevendo sua obra literária, buscando ir com ela à raiz das coisas.

Os interessados em participar da oficina poderão se inscrever até o dia 23 de Outubro, por e-mail: cacmaua@sesisp.org.br ou por telefone: (11) 4542-8977, informando nome, RG, idade e telefone para contato.








Local: Teatro do Sesi Mauá- Av. Presidente Castelo Branco, 237, Jardim Zaíra
AVCB: 127371 – válido até 11/9/2016
Alvará: 030.100-0 válido até 11/9/2016
Capacidade: 131 lugares e 1 para cadeirantes
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Informações: (11)  4542-8977                                                                              

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.