Pular para o conteúdo principal

Lançamento na Suíça do livro Cofre Aberto de Valquiria Imperiano

Em 01 de novembro de 2014 meus trabalhos serão expostos no OLEOWINE bar de vinhos, 23 rte de Meyrin, Genebra - com o lançamento do livro Cofre Aberto - Editora Costelas Felinas
E um monte de diversão para encontrá-lo na abertura desta exposição a partir das 17h.



Quando o tempo passa  as lembranças assaltam  o espírito. Que faço com as lembranças? Afogo-as dentro de um lago ou as curto solitária saboreando cada imagem registrada no cérebro que só a mim pertence ?
Recordar cada momento passado junto a quem dividimos e cultivamos nossos sentidos são valiosos como o ouro. Felizmente esse tesouro é privado e é protegido dos assaltos dos curiosos, dentro do melhor cofre, a alma. Não é preciso cadeado, nem código secreto para afastar nossos valores dos invasores. Nossas lembranças estão expostas, roubem-nas se puderem! Esse é um prazer que todos saboreamos. 
Os sonhadores e românticos procuram  manter viva as lembranças que  regam o jardim da juventude. Os cartesianos cultivam a prática e constroem a própria sepultura. A cada um o quê merece. O medo de viver e o medo de morrer morrem com o tempo, passam com a idade.  O tempo corrói a juventude mas alicerça a coragem. Eis um paradoxo. Compreendo essa transformação. Quando começo a filosofar sobre o tempo e a perceber  que o relógio continua o seu passo para o futuro e o homem caminha para o útero da terra, chego ao ponto crucial da compreensão da vida. Constato que a  juventude se transforma e caminhamos em passos cansados para um futuro cruel.  Resta-nos as lembranças de nossos bons momentos vividos. As tristezas deixemo-las trancadas; solitários pensamentos
indesejáveis, cuja ação faz parte da nossa historia. O importante é continuar colecionando alegrias e energia suficientes para  manter  o desejo  de continuar a viver. Não podemos passar ao lado da vida sem vivê-la. Seria auto-punição.
Durante toda a minha vida escrevi poemas, contos e crônicas de gaveta e tranquei-as a chave. Quero abrir o meu cofre e expor, aqui, poemas que falam do que penso, de momentos alegres e vividos, de indagações sem respostas, de crises existenciais, de pensamentos espontâneos saídos do coração sem censura. Não tenho por objetivo escrever sobre misérias e tristezas a fim de deprimir o leitor. Só desejo  poder chegar bem perto de pessoas que encontram na poesia uma forma de abrandar pesares, exprimir ale-grias, desejos e revoltas contidos na alma de forma pacífica.
Cofre Aberto expõe a minha alma. Relata sentimentos de momentos vividos que habitam o coração controvertido do ser humano feminino. Cofre aberto é um desabafo. Em alguns momentos um grito de socorro. Não um grito de socorro de uma mulher, um grito que representa a voz da mulher. Uma voz tantas vezes emudecida pelo medo, pelo pudor, pela timidez.

Cofre Aberto é o som silencioso do espírito arrancado do peito e exposto aqui, àqueles que procuram nas palavras e na poesia um esteio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.