Pular para o conteúdo principal

ESCRITOR DA ALUBRA LANÇA TRÊS LIVROS EM ALAGOAS - Poeta Marcos Vanderlei

enviado por Professor  Marcelo Andrade


ESCRITOR DA ALUBRA LANÇA TRÊS LIVROS EM ALAGOAS
Poeta Marcos Vanderlei deu mais um passo em sua trajetória na literatura
Por Myrna Vanderlei


Nesta sexta-feira (20), às 19h, o auditório da Universidade Federal de Alagoas foi o palco para o lançamento dos livros Imaginação 2Artigos Educacionais e Artes Gráficas. Marcaram presença neste evento, familiares, compositores da terra e seguidores do autor, que acompanham sua caminhada na área, desde 2012, quando lançou sua primeira obra, Imaginação.
Na programação, o psicoterapeuta Ailton José iniciou as atividades, numa reflexão entre poesia, arte, educação e cultura, com a palestra “Harmonia Familiar”.
Além do poeta, a mesa de lançamento foi composta pela coautora das obras Educação Infantil, Ivone Moura; e pela pequena poetisa, Luma Vanderlei de Melo, neta do autor e estrela do livro Imaginação 2, quando versou livremente, no auge de seus 9 anos, sobre a inocência de seus sentimentos.


Realização

Aos 23 anos de idade, envolvido em clima de vaquejadas, das trovas, das cantorias e do cordel, no interior de Viçosa, sua terra natal, percebeu esse dom de se comunicar pelas palavras e letras. O poeta versava e conquistava as pessoas num arranjo de rimas e sonoridades, o que mantém até os dias de hoje. Pode-se dizer que a poesia de Marcos Vanderlei reflete a tendência dos anos 70 e 80, o binômio arte-vida. A produção construtivista e até mesmo utópica desse período, no qual se buscava retratar a realidade pela abstração das sensações e sentimentos.
O autor traz em suas obras a lucidez de sentimentos, acontecimentos e momentos da vida, narrados de forma poética e lúdica, como também, busca transmitir, academicamente, informações precisas e condutivas a possíveis interpretações para formação de conceitos e trabalhos científicos.

Quatro anos depois da publicação de seu primeiro livro, Marcos Vanderlei não se tornou apenas mais um escritor que se lança na produção literária. Com novas conquistas, agora ocupa a Cadeira Imortal 75 da Academia Luminescência Brasileira de Letras, Ciências e Artes – ALUBRA. E participará como um dos autores do Livro Antológico da sua Academia, que será lançado em São Paulo, na 24ª Bienal Internacional do Livro.

Ainda em reconhecimento à sua trajetória, nesta semana, será homenageado com a Comenda do Mérito Graciliano Ramos, pela Câmara de Vereadores de Maceió - honroso ato a alagoanos ilustres, instituído por meio de Decreto Legislativo.
A cerimônia de lançamento foi coordenada pela jornalista Myrna Vanderlei, também colaboradora em quase todas as obras escritas por seu pai, revisora e partícipe efetiva nas criações das capas das duas edições do seu carro-chefe, os livros Imaginação 1 e 2. Enquanto a coordenação de recepção e apresentação das obras ficou a cargo de Marluce Sabino, companheira do autor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares.

*********

os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.              

VII Seletiva Nacional de Poesia – 2017 Para a edição do livro VII COLETÂNEA SÉCULO XXI

VII Seletiva Nacional de Poesia – 2017 Para a edição do livro VII COLETÂNEA SÉCULO XXI - que trará uma Homenagem ao poeta e professor Pedro Lyra – 
(será o 41º livro editado pela PoeArt Editora- DESDE 2006 COM VOCÊ!) (Prazo: ATÉ 30 de abril de 2017)
(somente pela INTERNET)


   A PoeArt Editora de Volta Redonda RJ, institui o livro VII Coletânea Século XXI  (depois das bem sucedidas Antologias Poéticas de Diversos Autores, Vozes de Aço da I a XVIII, depois do sucesso da I a VI Coletânea Século XXI, do livro Cardápio Poético, 1ª e 2ª edição, I a III Coletânea Viagem pela Escrita. Dentre os já homenageados por suas contribuições literário-culturais em nossos livros, estão: Adahir Gonçalves Barbosa, Alan Carlos Rocha, Álvaro Alves de Faria, Astrid Cabral, Clevane Pessoa, Flávia Savary, Flora Figueiredo, Gilberto Mendonça Teles, Maria Braga Horta (in memoriam), Maria José Bulhões Maldonado, Mauro Mota, Olga Savary, Oscar Niemeyer, Pedro Albeirice da Rocha e Pedro Viana.


SEM TAXA DE INSCRIÇÃO: (AT…

SAFRA VELHA DE CLÁUDIA BRINO recebe indicação do International Poetry News

É com alegria e surpresa que acabo de receber de Giovani Campisi a notícia de que o livro Safra Velha de Cláudia Brino (Costelas Felinas) é um dos livros indicados para concorrer ao Prêmio Nobel de Literatura 2018.

Indicado pelo jornal International Poetry News entre 25 títulos de autores internacionais encaminhados ao Comitê Organizador do Prêmio Nobel de Literatura - 2018
A indicação foi feita pela Direzione Editoriale / Edizioni Universum

clique na imagem e veja a IPN  INDICAÇÃO NO - INTERNATIONAL POETRY NEWS


Este livro não é vendido em livrarias e se movimenta à margem da grande mídia. Adquirindo a versão impressa você receberá dedicatória especial tendo o seu nome impresso no livro.