Pular para o conteúdo principal

"Bom pai é aquele que se torna cada vez mais desnecessário" - por Clarice Barbosa

enviado por Emanuel Medeiros


"Bom pai é aquele que se torna cada vez mais desnecessário".
por  Clarice Barbosa

Sábia frase...Hoje se comemora o "Dia dos Pais". Apesar de fazer questão de passar essa data todos os anos com meu pai, acredito que esse seja só um dos vários dias para celebrar a paternidade.
Só que esse ano está sendo diferente, com jeito de turbulência. No dia de Iemanjá, 2 de fevereiro, meu pai foi diagnosticado com tumor maligno no pâncreas. Meu mundo se desmoronou. Quem me conhece sabe que eu tenho uma ligação muito forte com ele. Desde sempre meu pai foi minha referência de homem, pai, ser humano! Me criou com sua sabedoria de poeta, me mostrando os caminhos da vida com uma leveza que só ele sabe ter. Tenho memórias incríveis com ele. Uma delas me toca profundamente até hoje.

Estávamos indo para o Conjunto Nacional, eu carregando um balão azul que era tudo para mim naquele momento. Paramos para observar o pôr do sol naquele corredor de frente para a Torre de TV. Quando eu dei por mim, o balão escorregou da minha mão. Putz, que falha! Tinha perdido meu mundo naquele instante. Chorei, porque queria o balão azul de volta. Meu pai, com sua imensa sabedoria me disse: "Esse balão vai viver eternamente na sua memória, minha filha. Tudo que amamos de verdade é livre para voar." Uau, era tudo que eu precisava ouvir naquele momento! Amar e ser livre, esse foi o ensinamento do dia. Ele me ensinou muito mais e até hoje cada dia é um aprendizado diferente.
Não vou mentir que sua doença me abalou muito. Pensar em perdê-lo, mesmo que só sua presença física, ainda me aflige. Mas por outro lado, me ensinou tanto...E aí vem o sentido da frase que escrevi no início do post. Vejo ele como um bom pai porque ele me mostrou várias das ferramentas para eu seguir o meu próprio caminho, por onde eu for. E mesmo que a nossa separação física um dia seja certa, o amor que compartilhamos será eterno. Não há garantias para o que existe após a morte. Mas o amor, em sua mais pura essência, não tem fim.
Te levarei no meu coração para sempre, por onde eu for! Essa é minha homenagem para você.
Feliz dia dos pais, meu amado pai!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.