Pular para o conteúdo principal

Sumi-ê e haicai - por Roberto de Queiroz

enviado por Roberto de Queiroz 


O título supracitado alude a um opúsculo do professor Araken Guedes Barbosa, publicado em 2013. Trata-se da 5ª obra do autor. Formado em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com especialização pela Yokohama Kokuritsu Daigaku, no Japão, e mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Araken atuou como professor visitante, através do Programa Fulbright, na James Mason University. Atualmente, é professor do Departamento de Letras da UFPE. Acumula ainda em sua bagagem a experiência de cofundador dos Núcleos de Línguas e Culturas da UFPE e de coordenador do curso de Letras dessa instituição. E seus feitos não param por aí: é fundador do Grêmio de Haicai Arrecifes, artista plástico, poliglota, prestidigitador e faixa-preta Aikido – autorizado pela Aikido World Headquarters.

Araken viveu no Japão e na China, locais em que desenvolveu o gosto pela cultura asiática. Já na introdução, o autor questiona a relação entre os dois termos que titulam o livro em apreço. E ele próprio dá a resposta: o termo “sumi-ê” (pintura com tinta negra) surgiu na China Antiga, entre os séculos 2 e 3 d.C. Foi levado ao Japão por monges budistas, por volta do século 13 d.C., onde tornou-se mais difundido. O termo “haicai” (haiku) tem origem japonesa. Refere um poema de forma fixa, constituído por dezessete sílabas, distribuídas em três versos (de cinco, sete e cinco sílabas poéticas, respectivamente), sem rima, e, igualmente ao sumi-ê, prima pela simplicidade, concisão e plasticidade. Um haicai pode conter tudo aquilo que o “haijin” (haicaísta) tem como experiência. Assim, ele transmite imagens mentais (uma cena presente, uma estória, algo especial, etc.) que são capazes de converter a essência do trecho poético em cena viva.

Nesse livro, o autor proporciona ao leitor, por meio da pintura sumi-ê e do haicai, o contato com alguns aspectos da cultura japonesa. Igualmente, expõe a própria opinião sobre a poesia vinculada à arte tradicional da pintura em preto e branco. Para tanto, apoia-se no conceito mais amplo do termo “yuugen”, que, na cultura japonesa, é usado para designar o mistério contido em um texto ou pintura, ou seja, para indicar que ali se concebe o mais alto grau de profundidade de expressão artística sobre um tema ou objeto. Por tudo isso, o leitor deve conferir tais informações, contidas nessa obra tão atraente. Está feito o convite!

(Texto publicado na Folha de Pernambuco, 06/08/2015, Opinião, p. 4)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.