Pular para o conteúdo principal

I Concurso Sustentabilidade no Cerrado Brasileiro

I Concurso Sustentabilidade no Cerrado Brasileiro


Com esse concurso, nós, organizadores, apoiadores e patrocinadores pretendemos motivar os interessados em participar a descobrir o Cerrado, bioma de fundamental importância para o Brasil, mas que vem sendo degradado sem dó pela expansão imobiliária e agrícola acríticas.

O concurso convida para que se escrevam poemas, contos e crônicas tendo o Cerrado como inspiração. Oferecemos premiação financeira e livros aos três primeiros colocados em cada categoria.


Prazo de inscrição: até 30/12/2016, exclusivamente pelo e-mail:

Link onde se obtém o edital regulador do concurso:

=================================================

Informações que buscam sensibilizar para o tema:

O Cerrado recebeu o apelido de a “caixa d’água do Brasil”, pois nele há nascentes ou leitos de rios de oito das doze bacias hídricas do País.

Nove em cada dez pessoas consomem eletricidade gerada por águas nascidas nessa área. O Cerrado é a savana mais rica do planeta. Nele já foram identificadas mais de 12.000 espécies vegetais.

Ele já foi bem maior. Infelizmente, 57% de sua área original foi destruída. No passado ele cobria aproximadamente 204 milhões de hectares no Brasil.

O dado alarmante: se o ritmo e a intensidade de degradação do Cerrado não forem freados, caso permaneçamos indiferentes e não lhe dediquemos atenção e o protejamos, a estimativa dos especialistas é que 2030 será o ano que constará de sua lápide. Isso mesmo, ele simplesmente deixará de existir.

É inevitável que venham à lembrança cenas de filmes apocalípticos em que pessoas acuadas por desertos cada vez maiores, cometem as piores atrocidades por um copo d’água. Se a vida imitar a arte, o futuro não será nada promissor. Refletir sobre tal possibilidade gera enorme aflição.

Queremos que essa situação seja percebida por pessoas que ignoram tal cenário, o concurso literário é uma alternativa para tanto.

Essa iniciativa não se relaciona com nenhuma agremiação político-partidária, essa ou aquela religião. Trata-se de uma ação é puramente cidadã e ambiental.

postagem enviada por EVANDRO VALENTIM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares.

*********

os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.              

VII Seletiva Nacional de Poesia – 2017 Para a edição do livro VII COLETÂNEA SÉCULO XXI

VII Seletiva Nacional de Poesia – 2017 Para a edição do livro VII COLETÂNEA SÉCULO XXI - que trará uma Homenagem ao poeta e professor Pedro Lyra – 
(será o 41º livro editado pela PoeArt Editora- DESDE 2006 COM VOCÊ!) (Prazo: ATÉ 30 de abril de 2017)
(somente pela INTERNET)


   A PoeArt Editora de Volta Redonda RJ, institui o livro VII Coletânea Século XXI  (depois das bem sucedidas Antologias Poéticas de Diversos Autores, Vozes de Aço da I a XVIII, depois do sucesso da I a VI Coletânea Século XXI, do livro Cardápio Poético, 1ª e 2ª edição, I a III Coletânea Viagem pela Escrita. Dentre os já homenageados por suas contribuições literário-culturais em nossos livros, estão: Adahir Gonçalves Barbosa, Alan Carlos Rocha, Álvaro Alves de Faria, Astrid Cabral, Clevane Pessoa, Flávia Savary, Flora Figueiredo, Gilberto Mendonça Teles, Maria Braga Horta (in memoriam), Maria José Bulhões Maldonado, Mauro Mota, Olga Savary, Oscar Niemeyer, Pedro Albeirice da Rocha e Pedro Viana.


SEM TAXA DE INSCRIÇÃO: (AT…

SAFRA VELHA DE CLÁUDIA BRINO recebe indicação do International Poetry News

É com alegria e surpresa que acabo de receber de Giovani Campisi a notícia de que o livro Safra Velha de Cláudia Brino (Costelas Felinas) é um dos livros indicados para concorrer ao Prêmio Nobel de Literatura 2018.

Indicado pelo jornal International Poetry News entre 25 títulos de autores internacionais encaminhados ao Comitê Organizador do Prêmio Nobel de Literatura - 2018
A indicação foi feita pela Direzione Editoriale / Edizioni Universum

clique na imagem e veja a IPN  INDICAÇÃO NO - INTERNATIONAL POETRY NEWS


Este livro não é vendido em livrarias e se movimenta à margem da grande mídia. Adquirindo a versão impressa você receberá dedicatória especial tendo o seu nome impresso no livro.