I Concurso Sustentabilidade no Cerrado Brasileiro

I Concurso Sustentabilidade no Cerrado Brasileiro


Com esse concurso, nós, organizadores, apoiadores e patrocinadores pretendemos motivar os interessados em participar a descobrir o Cerrado, bioma de fundamental importância para o Brasil, mas que vem sendo degradado sem dó pela expansão imobiliária e agrícola acríticas.

O concurso convida para que se escrevam poemas, contos e crônicas tendo o Cerrado como inspiração. Oferecemos premiação financeira e livros aos três primeiros colocados em cada categoria.


Prazo de inscrição: até 30/12/2016, exclusivamente pelo e-mail:

Link onde se obtém o edital regulador do concurso:

=================================================

Informações que buscam sensibilizar para o tema:

O Cerrado recebeu o apelido de a “caixa d’água do Brasil”, pois nele há nascentes ou leitos de rios de oito das doze bacias hídricas do País.

Nove em cada dez pessoas consomem eletricidade gerada por águas nascidas nessa área. O Cerrado é a savana mais rica do planeta. Nele já foram identificadas mais de 12.000 espécies vegetais.

Ele já foi bem maior. Infelizmente, 57% de sua área original foi destruída. No passado ele cobria aproximadamente 204 milhões de hectares no Brasil.

O dado alarmante: se o ritmo e a intensidade de degradação do Cerrado não forem freados, caso permaneçamos indiferentes e não lhe dediquemos atenção e o protejamos, a estimativa dos especialistas é que 2030 será o ano que constará de sua lápide. Isso mesmo, ele simplesmente deixará de existir.

É inevitável que venham à lembrança cenas de filmes apocalípticos em que pessoas acuadas por desertos cada vez maiores, cometem as piores atrocidades por um copo d’água. Se a vida imitar a arte, o futuro não será nada promissor. Refletir sobre tal possibilidade gera enorme aflição.

Queremos que essa situação seja percebida por pessoas que ignoram tal cenário, o concurso literário é uma alternativa para tanto.

Essa iniciativa não se relaciona com nenhuma agremiação político-partidária, essa ou aquela religião. Trata-se de uma ação é puramente cidadã e ambiental.

postagem enviada por EVANDRO VALENTIM

Comentários