Pular para o conteúdo principal

Nota Musical - Constanze Mozart

Constanze Mozart (1762-1842), mulher de um dos maiores gênios musicais de todos os tempos, nasceu em 05 de janeiro. Foi fundamental na vida de Wolfgang Amadeus Mozart e trabalhou muito pela difusão da obra do marido após sua morte. Oriunda da família de músicos Weber — Carl Maria von Weber é um primo —, estudou canto com o pai. Mozart escreveu o solo da “Missa em dó menor” para sua voz de soprano. Quando o marido complicou-se financeiramente, negociou dívidas e organizou sozinha a mudança da família. Contava 29 anos ao falecer Mozart, em 05 de dezembro de 1791. Lutou contra a instabilidade financeira enquanto empenhava-se em manter vivo o legado do grande compositor, buscando a publicação de partituras, colaborando na primeira biografia do marido, organizando concertos e recitais junto com as irmãs Josefa e Aloysia (também reconhecidas sopranos). Constanze chegou a casar-se novamente, com o diplomata dinamarquês Georg Nissen.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares.

*********

os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.              

sarau poético "A poesia no Folclore"

A Academia Vicentina de Letras, Artes e Ofícios tem a satisfação de convidar você para o sarau poético na Casa do Barão, sábado próximo, dia 05 de agosto, às 15 horas. O tema será "A poesia no Folclore". Venha. Sua presença é muito importante. E após o sarau você poderá  conhecer o Café do Barão para se deliciar com um cafezinho gostoso.  Rua Frei Gaspar, 280.
indicação Deise Domingues Giannini