Pular para o conteúdo principal

NOTA MUSICAL - aniversariante do dia

Um dos maiores nomes da cena lírica mundial aniversaria hoje, 21 de janeiro: o cantor e regente Plácido Domingo completa 72 anos. Ele nasceu em Madri, mas cedo se transferiu para o México. Seus pais eram cantores de zarzuela e a companhia em que trabalhavam foi para aquele país em turnê. A família lá permaneceu. Em 1959, aos 18 anos, ingressou na Ópera Nacional do México. Nas audições, apresentou-se como barítono, mas foi aprovado como tenor (interessante notar que, poucos anos atrás, Domingo voltou a cantar também como barítono). A projeção mundial começou nos anos 1960. Cantando no Metropolitan Opera House, logo superou o recorde de quatro aberturas de temporadas, que até então pertencia a Enrico Caruso. Suplantou e muito a marca: chegou a a abrir 21 temporadas do Metropolitan. Nos anos 1990, formou Os Três Tenores com Luciano Pavarotti e José Carreras. Entre as centenas de gravações de Domingo, está a ópera "O Guarany", de Carlos Gomes, sob regência de John Neschling. Há alguns anos, ele também se dedica à gestão artística. É diretor da Ópera de Los Angeles. Viva Domingo!

(Fonte: Revista “VivaMúsica!”)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares.

*********

os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.              

sarau poético "A poesia no Folclore"

A Academia Vicentina de Letras, Artes e Ofícios tem a satisfação de convidar você para o sarau poético na Casa do Barão, sábado próximo, dia 05 de agosto, às 15 horas. O tema será "A poesia no Folclore". Venha. Sua presença é muito importante. E após o sarau você poderá  conhecer o Café do Barão para se deliciar com um cafezinho gostoso.  Rua Frei Gaspar, 280.
indicação Deise Domingues Giannini