Pular para o conteúdo principal

INSTANTE - de Emanuel Medeiros Vieira

INSTANTE
Para três queridas irmãs (Lourdes, Adélia e Gracinha), encantadas em tão curto espaço de tempo.

“Qualquer destino, por mais longo e complicado que seja, consiste em um único instante: o momento em que o homem sabe para sempre quem é”
(Jorge Luis Borges)
foto cláudia brino
foto cláudia brino


O instante: outrora–agora.
Imanência do passado no presente: um presépio, pai, trapiche, mar, mãe, pedaço de pão feito em casa, outro menino/velho enrugado.
O homem saberá para sempre quem é.
Quando (insisto)?
Foi ontem.
Ainda não aconteceu?

Ou já estava escrito na maternidade – ou antes: na barriga da mãe.
No grupo escolar, naquele beijo tão longínquo.
A memória de uma passeata em que o mundo seria mudado.
Uma enfermidade: ali ficou enraizada – tão bem colada na pele – a certeza da transitoriedade.
Apenas passamos: breve sopro.
Mas testemunho: houve uma celebração – olhando aquele bar que já não existe mais (o “Miramar”. E nesta manhã (que pensei que não iria viver), contemplo o Farol da Barra.
Tudo foi aterrado – resta um pedaço de memória.
(Ela não é velharia inútil: pedaços de carne, olhos que sonharam com terras distantes, pés que pisaram neste quarto, bigodes, rostos, uma máquina de escrever,  álbuns de fotografias que revisitamos em tardes chuvosas, e um guarda-chuva ao lado do guarda-roupa. E tanto mais.)
Outra memória: aquela fuga na boca da noite, o exílio.
E continuo (até quando?).
Já sei quem sou/já não sei.
Soube sempre: outrora/agora.


(Salvador, maio de 2015)
Emanuel Medeiros Vieira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.