Pular para o conteúdo principal

Leitura e escritura na escola - por Roberto de Queiroz

Leitura e escritura na escola
 
enviado por Roberto de Queiroz*
 
No meu livro “Leitura e escritura na escola: ensino e aprendizagem” (Livro Rápido, 2013), eu abordo a relação entre leitura e escritura, bem como os princípios teóricos que classificam a leitura como influenciadora da escritura e os níveis de conhecimento utilizados mediante o ato de ler. Nesse sentido, defendo a tese de que a prática de leitura proporciona o aprendizado da escritura, ou seja, a partir do contato com determinado texto, os estudantes tornam-se sensíveis aos elementos característicos de sua tipologia e gênero e tendem a reproduzi-los com “propriedade”.
O interesse por esse tema surgiu a partir de evidências de que muitos estudantes da educação básica das escolas públicas brasileiras demonstram não gostar de ler nem de escrever. Eles chegam ao 9º ano do ensino fundamental, e até mesmo ao 3º ano do ensino médio, ainda não alfabetizados. Tal aversão à leitura e à escritura por esses estudantes pode resultar do modo como essas atividades são trabalhadas na escola, quer dizer, é possível que elas sejam trabalhadas sem que se leve em conta a realidade etária e sociocultural deles.
Na obra em comentário, eu apresento algumas sugestões para tornar as atividades de leitura e escritura mais prazerosas aos estudantes. E uma de minhas preocupações é o desenvolvimento da autonomia dos estudantes como leitores e escritores. Por isso, espero que ela possa contribuir para o ensino e a aprendizagem de leitura e escritura de textos na educação básica, bem como possa constituir leitura útil e agradável a professores de língua portuguesa e a tantos outros profissionais que desejem refletir a respeito da maneira como esses conteúdos são trabalhados atualmente na escola.
 
Poeta, prosador, professor de Português e especialista em Letras. Autor de “A nudez de escrever” (livro digital – Saraiva), entre outros.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.