Pular para o conteúdo principal

Fundação Municipal de Cultura (FAN) lança 8ª edição do Festival de Arte Negra

Enviado por Derlone Pereira


Enquanto novembro não chega, uma série de eventos fará o aquecimento para o Festival. A "Temporada FAN 2015" inicia já nesta semana, nos dias 13, 14 e 15 de maio, com o “VII Colóquio Mulheres em Letras - percursos da escrita de autoria feminina”, na Faculdade de Letras da UFMG - Campus Pampulha. Realizado pelo Grupo de Pesquisa Letras de Minas, o evento terá como convidada e palestrante a curadora do FAN, Rosália Diogo.
O FAN 2015
Com o tema “Encontros”, a programação do 8º Festival de Arte Negra se organizará em torno de três eixos principais.
O primeiro eixo, o das apresentações artísticas, buscará oferecer à cidade uma programação diversificada e distribuída pelas diferentes regionais, com artistas locais, nacionais e internacionais. O eixo da formação e intercâmbio oferecerá cursos, oficinas, bate-papos entre artistas locais e convidados, com uma vigorosa tendência para contemplar estudantes, professores, pesquisadores, além dos demais interessados. Ainda dentro desse eixo, acontecerão ações voltadas para a reflexão e registro da memória do festival. Por último, o eixo das Atividades Especiais apresenta o Ojá como a grande ação focada na economia criativa. Estão previstas, também, algumas Rodadas para refletir sobre a realização dos festivais de Arte Negra no Brasil e a produção criativa.
O trabalho da curadoria lança seu olhar sobre aquelas obras que se instalam nos caminhos, nas passagens, nas encruzilhadas. Que interrompem o passo do pedestre, que provoca o acaso, o encontro e o reencontro. Nesse sentido, a nobreza e beleza do circuito cultural da praça da liberdade é o ponto de partida para os diálogos que serão realizados. O Festival pretende acolher, de maneira solidária e em sinergia, as diversas manifestações culturais de matriz africana em curso em todos os cantos da cidade. “o 8º FAN traz o Encontro, como tema central do evento, e a Praça da Liberdade, como principal território que acolhe esta edição. Isso simboliza o tom que os curadores e a Fundação Municipal de Cultura pretendem dar à programação. Que os Encontros, na Praça da Liberdade ou em qualquer esquina da cidade promovam a arte e a cultura afro com muito axé e alegria”, afirma Simone Araújo, Diretora de Ação Cultural Regionalizada da FMC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.