Pular para o conteúdo principal

BH Noise 2015 apresenta música experimental e performances audiovisuais

enviado por Derlone Pereira

BH Noise 2015 apresenta música experimental e performances audiovisuais

O evento será realizado no dia 17 de outubro, na Casa do Jornalista


Após uma primeira edição, em 2013, com Hro?nir (Recife-Olinda), Kasper T. Toeplitz (Paris), Epilepsia (Rio de Janeiro-Belo Horizonte) e J.-P. Caron (Rio de Janeiro), o BHNoise chega a sua segunda edição, focada na produção ruidista de Belo Horizonte e afora, e organizada por Seminal Records e Não-Onda.


Em 2015, as apresentações ficam a cargo dos(as) artistas e coletivos Outtra, Laboratório de Sons & Ruídos [Buda Bakuneinstein], Marco Scarassatti [part. Henrique Iwao], Carolina Botura e Joaquim Avelino, Insignificanto (Curitiba), II|III (São Paulo/Rio de Janeiro). A área externa será palco da intervenção-contenção O caminho reverso do som. Nos banheiros, Rios Enclausurados: a voz aquática daqueles que foram silenciados-concretados-tubulados, de Marco Scarassatti.

Além dos shows e performances, haverá venda de álbuns e zines, em dinheiro. O evento será realizado no dia 17 de outubro (sábado), a partir das 22h, na Casa do Jornalista (Av. Álvares Cabral 400, Centro, Belo Horizonte). Para mais informações acesse o evento no Facebook, pelo link goo.gl/dsuJRS


BHNoise 2015: black metal abstrato, rios subterrâneos, filtros físicos, microfonia, plásticas sonoras, procissão, elocução.

Após uma primeira edição, em 2013, com Hrönir (Recife-Olinda), Kasper T. Toeplitz (Paris), Epilepsia (Rio de Janeiro-Belo Horizonte) e J.-P. Caron (Rio de Janeiro), o BHNoise chega a sua segunda edição, focada na produção ruidista de Belo Horizonte e afora e organizada por Seminal Records e Não-Onda.

Shows / Performances!

-- Outtra
-- Laboratório de Sons & Ruídos [Buda Bakuneinstein]
-- Marco Scarassatti [part. Henrique Iwao]
-- Carolina Botura e Joaquim Avelino
-- Insignificanto (Curitiba)
-- II|III (São Paulo/Rio de Janeiro)

Instalação "Rios Enclausurados", de Marco Scarassatti.

Serviço

17 de outubro de 2015, 22h
Casa do Jornalista
Av. Álvares Cabral 400, Centro, Belo Horizonte
Venda de álbuns e zines no local, em dinheiro
Entrada: R$ 15

Chegue cedo -- shows a partir das 22h30
Edição anterior: https://archive.org/details/bhnoise2013

//

Na área externa, uma intervenção-contenção: "O caminho reverso do som". Nos banheiros, Rios Enclausurados, de Marco Scarassatti: a voz aquática daqueles que foram silenciados-concretados-tubulados.

Dentro, participação de Iwao com projeção de ruídos simples. Capacetes sonoros, de Marco Scarassatti serão disponibilizados para que cada um possa filtrar e diferenciar o ambiente. Depois, Scarassatti tocará uma de suas plásticas sonoras, esculturas-instrumentos musicais, com intervenções luminosas e eletrônicas de Iwao. Seguindo, Outtra diz da lua, 14% visível (crescente) + n fenômenos. E apresenta um semi-improviso e ritual para sintetizador, pedais, amp., guitarra, voz, conectores visíveis e invisíveis.

Laboratório de Sons & Ruídos auto-denomina seu gênero como música infinita. Meio cientista, meio budista e meio anarquista, Buda Bakuneinstein incorporará em Vitor ÇÓ, por uma atuação critica da era pós-industrial burguesa. Carolina Botura e Joaquim Avelino apresentarão uma performance com pregos, peneiras, maquita, dicionário e madeira.

Residente em Curitiba, Insignificanto é o projeto sonoro de uma só mulher, que trabalha essencialmente com o feminino e a devoção à fêmea sacra. Gravações de campo, texturas eletroacústicas e ruídos ensurdecedores, além do trato físico brutal com um amplificador, convivem de forma perfurar a unidade da aparência estética.

II|III, de residentes em São Paulo e outras localidades, é um duo de black metal abstrato. Expansões e contrações temporais, imersividade, e a habitação do continuum entre o metal extremo, eletrônica experimental, a indeterminação e o ruído com vistas a uma deposição de identidades estáveis e da estética da autoridade.

Carolina Botura & Joaquim Avelino: https://vimeo.com/user28795558/videos
https://kennedyrafael.wordpress.com/
Laboratório de Sons e Ruídos: http://laboratoriodesonseruidos.blogspot.com.br/
Outtra: http://outrapaula.wix.com/paulacampos
Marco Scarassatti: https://soundcloud.com/marco_scarassatti
Insignificanto: https://soundcloud.com/insignificanto
II|III: https://soundcloud.com/j-p-caron/iiiii-untitled-demo


Página do evento: https://www.facebook.com/events/179543529046291/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.