Pular para o conteúdo principal

Roteiros: entre o cinema e a literatura - por José Vieira de Almeida

Roteiros: entre o cinema e a literatura

             O cinema ama as palavras ou as palavras amam o cinema? Esta pergunta sugere uma relação encantada entre o mundo audiovisual e o mundo literário. Os roteiros podem ser considerados manifestações literárias? Tentarei responder esta pergunta usando alguns exemplos.

            A relação entre o cinema e a literatura no Brasil é antiga. Muitos textos literários foram adaptados para o cinema. Posso citar um antigo exemplo: O Pagador de Promessas (1962), baseado na dramaturgia do grande Dias Gomes e um exemplo recente, A Máquina (2004) baseado em livro homônimo de Adriana Falcão. O fato é que a literatura sempre foi uma fonte importante para o cinema brasileiro. Textos que desvendam a identidade brasileira investigam a nossa realidade, descrevem nosso cotidiano e tem uma sólida trajetória permitem aos mais variados diretores encontrar um porto seguro para seus trabalhos, para a criação de roteiros adaptados consistentes que unem a narração literária aos elementos próprios do cinema (definição de ambientes, descrição de planos, etc.).


            Além disso, um fenômeno importante nos últimos anos é o envolvimento cada vez mais frequente dos escritores com o mundo audiovisual. Posso citar exemplos como José Roberto Torero, Fernando Bonassi e Marçal Aquino. Torero escreveu o roteiro para “Pequeno Dicionário Amoroso”, Bonassi escreveu roteiro para “Cazuza” e Aquino escreveu roteiro para “O Invasor”. Es-sa relação tão própria do nosso tempo leva até a imaginar a figura mais nova da criação cultural: o escritor-roteirista.

            A literatura como uma antiga e rica fonte para o cinema e o envolvimento cada vez maior de escritores com o mundo audiovisual são fatos que demonstram a profunda relação entre as manifestações audiovisuais e as literárias. Penso que neste contexto a inclusão de roteiros para o meio audiovisual no universo dos gêneros literários é um movimento pertinente, pois a literatura ficará enriquecida com esta inclusão e, por outro lado, o mundo audiovisual solidificará uma parceria para todas as horas.
          
postagem enviada por  José Vieira de Almeida




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONCURSO CARDÁPIO POÉTICO - MÊS DE ABRIL - INSCRIÇÃO ABERTA

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE ABRIL/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). PREMIAÇÃO:  No fim do ano de 2014, já com todos os poetas participantes selecionados, a ed. Costelas Felinas editará a  ANTOLOGIA CARDÁPIO POÉTICO  e cada poeta selecionado receberá sem custo nenhum 05 exemplares da antologia.

Concurso Cardápio Poético - MARÇO

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE FEVEREIRO/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). PREMIAÇÃO:  No fim do ano de 2014, já com todos os poetas participantes selecionados, a ed. Costelas Felinas editará a  ANTOLOGIA CARDÁPIO POÉTICO  e cada poeta selecionado receberá sem custo nenhum 05 exemplares da antologia.

Concurso Cardápio Poético - mês MAIO - Inscrição Aberta

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE MAIO/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). INSCRIÇÃO ENCERRADA -   CONFIRA O RESULTADO   clique