Pular para o conteúdo principal

Os labirintos da elaboração da escrita - por Glauco Ortolano, Ph.D.*

Os labirintos da elaboração da escrita
 
Glauco Ortolano, Ph.D.*
 
“Leitura e escrita na escola: ensino e aprendizagem” de Roberto de Queiroz navega pelos labirintos da elaboração da escrita fazendo da leitura seu instrumento pedagógico inseparável, e intermediado pelo facilitador. 
 
Sua obra oferece sugestões de como tornar as duas relíquias, leitura e escrita, mais intimamente ligadas entre si de forma a torná-las ainda mais interativas e produtivas.  Cada capítulo aborda temas relacionados com o processo de recepção e produção de textos que se alinham desde temas teóricos até os mais especificamente ligados a atividades interativas entre a leitura e a escrita. 
 
A obra serve como ponto de reflexão para educadores que tenham por meta buscar um entendimento maior sobre o elo que existe entre a leitura e a escrita. A obra seria ainda mais completa caso oferecesse um número ainda maior de exercícios práticos a serem utilizados na sala de aula pelo professor de ensino médio.

 
* Escritor, tradutor, professor de inglês, português e comunicação social na University of Jamestown na Dakota do Norte; membro fundador da Asociación Iberoamericana de Escritores e da União Brasileira de Escritores, seção de Nova Iorque (UBENY)


postagem enviada por ROBERTO DE QUEIROZ



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares.

*********

os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.              

Trajes Poéticos - RIMA ENCADEADA

Palavra final do verso que rima com outra palavra do meio do verso seguinte.

*****

os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores do concurso.