PORTA - tema da revista CABEÇA ATIVA 24

Ao transpormos o átrio de nossa biblioteca para esmiuçarmos a anatomia metafórica das portas nos detivemos a bater em inúmeros umbrais literários para que se descortinasse diante de nós a passagem que nos levaria a fechar esta edição de nº 24 da revista lítero temática Cabeça Ativa. E a partir do vai e vem incessante de solícitas dobradiças poéticas pudemos escancarar as intimidades dos escribas encerradas nos versos aqui selecionados.  


A porta, em sua mítica função de resguardo interior, nos remete à introspecção, ao aconchego, ao isolamento e  à meditação porém, quando imposta em restrição à liberdade revela-se algoz frio e cruel vedando caminhos e opções, esperanças e alternativas. Mas, o que dizer da maravilhosa sensação de tê-la à nossa frente, num afetuoso e acessível portal luminoso aberto a um novo caminho. E, ainda, o convite que ressoa cúmplice entre gonzos e aldrabas quando batentes e soleiras nos iluminam diante da magnífica analogia de liberdade contida nas “portas abertas”. 


E dentre tantas e inúmeras aberturas, convidamos a todos a empunharem suavemente esta pequena maçaneta de papel reciclado para que, ao abri-la, a movimentação contínua das páginas exponha, revele e expanda a sensível verdade  abriga-da em cada cômodo desta etérea construção poética.

AUTORES DESTA EDIÇÃO
04 Arnaldo Antunes - Edson Bueno de Camargo - Roberto Piva
05 Afonso H. de G. Neto - Batista de Lima - Guilherme de Almeida
06 Gabriela Mistral - Ledo Ivo
07 Humberto Del Maestro -  Antonio Barreto - Ézio Pires
08 Álvaro Alves de Faria - Maria José Goldschimidt - Paulinho Moska
09 Annibal Augusto Gama - Aristides Theodoro - Martha Medeiros
10 Vinícius de Moraes
11 Cecília Meireles - Alberto de Oliveira
12 E. M. de Melo e Castro - Oldegar Vieira
13 Helder Miranda - icê dias - Bashô
14 Luiz Otávio Oliani - Roldão Mendes Rosa - Natanael Gomes de Alencar
15 José Régio - Pedro Tamen
16 Teresinka Pereira - Alexandre Barbosa de Souza - Helena Kolody
17 Anderson Braga Horta - Carlos Drummond de Andrade
18 Regina Alonso - W. Mota
Roberto Massoni   

Comentários