Pular para o conteúdo principal

PORTA - tema da revista CABEÇA ATIVA 24

Ao transpormos o átrio de nossa biblioteca para esmiuçarmos a anatomia metafórica das portas nos detivemos a bater em inúmeros umbrais literários para que se descortinasse diante de nós a passagem que nos levaria a fechar esta edição de nº 24 da revista lítero temática Cabeça Ativa. E a partir do vai e vem incessante de solícitas dobradiças poéticas pudemos escancarar as intimidades dos escribas encerradas nos versos aqui selecionados.  


A porta, em sua mítica função de resguardo interior, nos remete à introspecção, ao aconchego, ao isolamento e  à meditação porém, quando imposta em restrição à liberdade revela-se algoz frio e cruel vedando caminhos e opções, esperanças e alternativas. Mas, o que dizer da maravilhosa sensação de tê-la à nossa frente, num afetuoso e acessível portal luminoso aberto a um novo caminho. E, ainda, o convite que ressoa cúmplice entre gonzos e aldrabas quando batentes e soleiras nos iluminam diante da magnífica analogia de liberdade contida nas “portas abertas”. 


E dentre tantas e inúmeras aberturas, convidamos a todos a empunharem suavemente esta pequena maçaneta de papel reciclado para que, ao abri-la, a movimentação contínua das páginas exponha, revele e expanda a sensível verdade  abriga-da em cada cômodo desta etérea construção poética.

AUTORES DESTA EDIÇÃO
04 Arnaldo Antunes - Edson Bueno de Camargo - Roberto Piva
05 Afonso H. de G. Neto - Batista de Lima - Guilherme de Almeida
06 Gabriela Mistral - Ledo Ivo
07 Humberto Del Maestro -  Antonio Barreto - Ézio Pires
08 Álvaro Alves de Faria - Maria José Goldschimidt - Paulinho Moska
09 Annibal Augusto Gama - Aristides Theodoro - Martha Medeiros
10 Vinícius de Moraes
11 Cecília Meireles - Alberto de Oliveira
12 E. M. de Melo e Castro - Oldegar Vieira
13 Helder Miranda - icê dias - Bashô
14 Luiz Otávio Oliani - Roldão Mendes Rosa - Natanael Gomes de Alencar
15 José Régio - Pedro Tamen
16 Teresinka Pereira - Alexandre Barbosa de Souza - Helena Kolody
17 Anderson Braga Horta - Carlos Drummond de Andrade
18 Regina Alonso - W. Mota
Roberto Massoni   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poema em linha reta - Fernando Pessoa - Interpretação Osmar Prado

Enviado por A. Pastori Abaixo, link para uma brilhante e convincente interpretação - inusitadamente adaptada - do ator Osmar Prado, sobre um antológico poema de Fernando Pessoa.  Para refrescar-lhes a memória, logo abaixo do link está a poesia completa do Poetíssimo de Além Mar. http://www. poesiaspoemaseversos.com.br/ poema-em-linha-reta-fernando- pessoa/?utm_source=feedburner& utm_medium=email&utm_campaign= Feed%3A+ DaBuscaemPoesiaComPoesia+%28A+ Magia+da+Poesia%29#. Vivrun6rTIU Poema em linha reta - Fernando Pessoa Nunca conheci quem tivesse levado porrada. Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo. E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil, Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita, Indesculpavelmente sujo. Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho, Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo, Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas, Que tenho sido grotesco, mesqu...

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.                

CONCURSO CARDÁPIO POÉTICO - MÊS DE ABRIL - INSCRIÇÃO ABERTA

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE ABRIL/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). PREMIAÇÃO:  No fim do ano de 2014, já com todos os poetas participantes selecionados, a ed. Costelas Felinas editará a  ANTOLOGIA CARDÁPIO POÉTICO  e cada poeta selecionado receberá sem custo nenhum 05 exemplares da antologia.