Pular para o conteúdo principal

PORTA - tema da revista CABEÇA ATIVA 24

Ao transpormos o átrio de nossa biblioteca para esmiuçarmos a anatomia metafórica das portas nos detivemos a bater em inúmeros umbrais literários para que se descortinasse diante de nós a passagem que nos levaria a fechar esta edição de nº 24 da revista lítero temática Cabeça Ativa. E a partir do vai e vem incessante de solícitas dobradiças poéticas pudemos escancarar as intimidades dos escribas encerradas nos versos aqui selecionados.  


A porta, em sua mítica função de resguardo interior, nos remete à introspecção, ao aconchego, ao isolamento e  à meditação porém, quando imposta em restrição à liberdade revela-se algoz frio e cruel vedando caminhos e opções, esperanças e alternativas. Mas, o que dizer da maravilhosa sensação de tê-la à nossa frente, num afetuoso e acessível portal luminoso aberto a um novo caminho. E, ainda, o convite que ressoa cúmplice entre gonzos e aldrabas quando batentes e soleiras nos iluminam diante da magnífica analogia de liberdade contida nas “portas abertas”. 


E dentre tantas e inúmeras aberturas, convidamos a todos a empunharem suavemente esta pequena maçaneta de papel reciclado para que, ao abri-la, a movimentação contínua das páginas exponha, revele e expanda a sensível verdade  abriga-da em cada cômodo desta etérea construção poética.

AUTORES DESTA EDIÇÃO
04 Arnaldo Antunes - Edson Bueno de Camargo - Roberto Piva
05 Afonso H. de G. Neto - Batista de Lima - Guilherme de Almeida
06 Gabriela Mistral - Ledo Ivo
07 Humberto Del Maestro -  Antonio Barreto - Ézio Pires
08 Álvaro Alves de Faria - Maria José Goldschimidt - Paulinho Moska
09 Annibal Augusto Gama - Aristides Theodoro - Martha Medeiros
10 Vinícius de Moraes
11 Cecília Meireles - Alberto de Oliveira
12 E. M. de Melo e Castro - Oldegar Vieira
13 Helder Miranda - icê dias - Bashô
14 Luiz Otávio Oliani - Roldão Mendes Rosa - Natanael Gomes de Alencar
15 José Régio - Pedro Tamen
16 Teresinka Pereira - Alexandre Barbosa de Souza - Helena Kolody
17 Anderson Braga Horta - Carlos Drummond de Andrade
18 Regina Alonso - W. Mota
Roberto Massoni   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares.

*********

os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.              

VII Seletiva Nacional de Poesia – 2017 Para a edição do livro VII COLETÂNEA SÉCULO XXI

VII Seletiva Nacional de Poesia – 2017 Para a edição do livro VII COLETÂNEA SÉCULO XXI - que trará uma Homenagem ao poeta e professor Pedro Lyra – 
(será o 41º livro editado pela PoeArt Editora- DESDE 2006 COM VOCÊ!) (Prazo: ATÉ 30 de abril de 2017)
(somente pela INTERNET)


   A PoeArt Editora de Volta Redonda RJ, institui o livro VII Coletânea Século XXI  (depois das bem sucedidas Antologias Poéticas de Diversos Autores, Vozes de Aço da I a XVIII, depois do sucesso da I a VI Coletânea Século XXI, do livro Cardápio Poético, 1ª e 2ª edição, I a III Coletânea Viagem pela Escrita. Dentre os já homenageados por suas contribuições literário-culturais em nossos livros, estão: Adahir Gonçalves Barbosa, Alan Carlos Rocha, Álvaro Alves de Faria, Astrid Cabral, Clevane Pessoa, Flávia Savary, Flora Figueiredo, Gilberto Mendonça Teles, Maria Braga Horta (in memoriam), Maria José Bulhões Maldonado, Mauro Mota, Olga Savary, Oscar Niemeyer, Pedro Albeirice da Rocha e Pedro Viana.


SEM TAXA DE INSCRIÇÃO: (AT…

SAFRA VELHA DE CLÁUDIA BRINO recebe indicação do International Poetry News

É com alegria e surpresa que acabo de receber de Giovani Campisi a notícia de que o livro Safra Velha de Cláudia Brino (Costelas Felinas) é um dos livros indicados para concorrer ao Prêmio Nobel de Literatura 2018.

Indicado pelo jornal International Poetry News entre 25 títulos de autores internacionais encaminhados ao Comitê Organizador do Prêmio Nobel de Literatura - 2018
A indicação foi feita pela Direzione Editoriale / Edizioni Universum

clique na imagem e veja a IPN  INDICAÇÃO NO - INTERNATIONAL POETRY NEWS


Este livro não é vendido em livrarias e se movimenta à margem da grande mídia. Adquirindo a versão impressa você receberá dedicatória especial tendo o seu nome impresso no livro.