Pular para o conteúdo principal

V Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha é realizado em Medina

enviado por Cláudio Bento

V Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha é realizado em Medina
O evento está marcado para os dias 22, 23 e 24 de janeiro e é uma parceria entre a UFMG e os comunicadores e coletivos juvenis do Vale
** Confira as oficinas e seus horários ** 
As inscrições para as oficinas já estão abertas
As práticas e as políticas públicas de comunicação, bem como o acesso público às mídias, são os debates que motivam a realização do Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha. O evento é um espaço para que comunicadores, jornalistas, radialistas, blogueiros, juventude e autoridades da região possam discutir os entraves da produção midiática, e suas possíveis soluções,
no Vale do Jequitinhonha. Já em sua quinta edição, o Encontro de Comunicadores será realizado entre os dias 22 e 24 de janeiro de 2016 na cidade de Medina, Médio Jequitinhonha.
Para esta edição do evento, serão ofertadas nove oficinas voltadas, principalmente, para comunicadores do Vale, com os temas: Audiodrama, Iniciação à edição de vídeo, Mídia tática, Cobertura midiática, Fotografia, Graffiti, Publicações literárias independentes, Outros formatos possíveis para o telejornalismo e Diagnóstico de relações comunicativas. Além disso, a programação conta com mesas redondas que irão abordar a formação de redes, as políticas públicas de comunicação e a democratização dos meios.
As inscrições para as oficinas já estão abertas e está disponível para qualquer pessoa interessada, com exceção para a oficina “Diagnóstico de relações comunicativas”, que é voltada exclusivamente para gestores de grupos culturais e coletivos juvenis. Entendendo a abrangência do evento entre moradores de diferentes cidades da região, será oferecido alojamento gratuito aos participantes.
O V Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha é realizado com o apoio local de comunicadores e coletivos juvenis. Além disso conta com a parceria das ONGs Associação Imagem Comunitária (AIC) e Oficina de Imagens e da Rede Minas para a realização das oficinas e composição das mesas de debate ao longo da programação do evento.
“Criar + Compartilhar = Comunicar”
A primeira edição do evento foi realizada em 2012 na cidade de Itaobim e levantou discussões sobre o acesso público às mídias, a democratização dos meios de comunicação e as mídias do Vale do Jequitinhonha. Esse mesmo debate permanece na quinta edição do evento, mas avança para o debate sobre como efetivamente pode haver mobilização e consolidação de redes entre os comunicadores do Vale do Jequitinhonha.
Com o tema “Criar + Compartilhar = Comunicar”, o Encontro pretende, por meio de uma Carta aberta dos Comunicadores do Vale, alinhar as questões eminentes sobre a atual situação da produção de comunicação sobre e do Vale. A construção da Carta é dada de forma colaborativa entre os envolvidos e participantes do evento.
Polo de Integração da UFMG
O Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha vem articulando, há quase vinte anos, projetos promovidos pela Universidade na região, nas mais diversas áreas do conhecimento, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Vale.
Para mais informações, acesse www.ufmg.br/polojequitinhonha/index.php, ou mande um e-mail para polojequitinhonhaufmg@gmail.com

Tema: “Criar + Compartilhar: Comunicar”.

Programação

Sexta-feira (22/01/2016)
7h30 as 09h00 - Café da Manhã e Credenciamento (Alojamento)
09h00 às 12h00 – Credenciamento dos não alojados (Secretaria)
10h00 as 12h00 – Recepção, Intervenções artísticas, apresentação cultural.
12h00 as 14h00 – Almoço
14h00 as 17h30 – Pré-oficinas (cada um no seu local específico), com café de 15 minutos.
Oficinas: (1) Audiodrama [Vozes do Vale]; (2) Iniciação à Edição de Vídeo [Suporte de Comunicação + Elaíny]; (3) Mídia Tática [Oficina de Imagens]; (4) Cobertura Midiática [Redondo]; (5) Fotografia [AIC + Gabinha]; (6) Graffiti [Pedro Ninja]; (7) Publicações literárias independentes / CiberCordel / Zine [AIC + Luís Santiago]; (8) Produção de conteúdos não-ficcionais para Web [Rede Minas].
17h30 as 20h00 – Jantar
20h00 as 21h30 - Abertura Solene + Execução de Hinos [Prefeito, Vice-prefeito, Representante das Secretarias, Representante das ONGs, Representante do Legislativo, Representante dos Comunicadores, Márcio (ou Grazi)] – 40 minutos; Apresentação Cultural – 20 minutos; Conferência de Abertura sobre Formação de Redes e Compartilhamento – 40 minutos [Rafaela da AIC ou Carol Abreu da OI]; Programação Cultural na Praça.

Sábado (23/01/2016)
7h30 as 8h30 - Café da Manhã (Alojamento)
8h30 as 9h30 – Apresentação cultural na Feira local
9h30 as 12h30 - Oficinas, com café de 15 minutos
12h30 as 14h00 - Almoço
14h00 as 18h30 - Oficinas, com café de 15 minutos
18h30 as 20h00 - Jantar
20h00 as 21h30 - Mostra das Oficinas e Virada Cultural

Domingo (24/01/2016)
7h30 as 9h00 - Café a da Manhã (Alojamento)
9h00 as 10h30 - Mesa redonda: “Políticas públicas de Comunicação e Democratização dos Meios”.
10h30 as 12h00 - Plenária final (Apresentação da Próxima Cidade Sede); Construção da Carta dos Comunicadores e Apresentação Cultural
12h00 - Almoço

1 - Oficina de Cobertura do V ECVJ
                                                        
a) Breve descrição
Em cinco anos de Encontro de Comunicadorxs, o Vale do Jequitinhonha acumula experiências e amadurece discussões relacionadas ao universo da comunicação no território. Mas como o Encontro se comunica com a população dos municípios? O que é feito desse debate quando o Encontro acaba? De que forma as diversas edições aproveitam o conteúdo gerado pelas anteriores? Pensando nessas questões, será formada uma equipe para a cobertura do V ECVJ. A atividade vai articular duas dimensões da cobertura jornalística: de um lado, o diálogo com a população de Medina, buscando informar e envolver o município na programação do Encontro. De outro, a produção de registros em fotografia, áudio, vídeo e texto sobre o evento, com o objetivo de resgatar a memória das edições anteriores e gerar material para os anos seguintes.

b) Produtos previstos
• Boletins físicos diários, para a distribuição em Medina
• Pílulas de vídeo sobre as atividades realizadas
• Pílulas de vídeo sobre os encontros anteriores
• Fotografia de registro
• Blog de memória do Encontro

c) Vagas: 15 a 20

d) Horário: Sexta de 12h às 17h / Sábado de 9h às 17h / Domingo de 9h às 12h

e) Materiais necessários:
• 3 gravadores
• 5 computadores
• 6 câmeras
• Kit de projeção - Data show / Telão / Extensão / Filtro de linha / Caixa de som
• Papel colorido (três cores) – 200 por dia / 600 folhas
• Impressão / Xerox

f) Facilitador@s: Redondo- Centro Multimídia e Oficina de Imagens 
2 – Oficina de Mídia Tática
a) Breve descrição
Corpo, imagem, som, objetos, textos e novas mídias - ferramentas simples, de fácil acesso, que podem comunicar um mundo e transformar a realidade que nos cerca. Muita gente tem produzido informação por aí e incidindo em espaços, sem saber e entender o que estão fazendo. É a partir dessa reflexão que propomos uma oficina de mídia tática, capaz de demonstrar como utilizamos, consumimos e passamos adiante as representações de nossa realidade. Buscaremos em nossos encontros experimentar diferentes formas de comunicação que colocam nossas opiniões em discussão nos diversos espaços públicos, sejam eles reais e/ou virtuais.  Trocaremos informações e experiências, inventando um lugar em que todos criam, interferem, recombinam e informam. 

b) Vagas: 20 jovens

c) Materiais Necessários:
- Espaço com boa conexão de internet;
- Gravadores de áudio;
- Câmeras fotográficas;
- Celulares que filmam;
- Caixas de som com cabos;

d) Facilitador@s: Fernanda Godinho; João Paulo Mendes; Luisa Helena Ribeiro; Tayrone Pascoal.
3 – Oficina de publicações literárias independentes

a) Breve descrição
Inspirados em zines, livretos, almanaques e outras formas criativas de expressão de ideias e desejos, os/as participantes vão criar sua própria publicação literária independente, com base em textos e imagens “hiperlocais” construídos durante o IV Encontro de Comunicadores. A oficina vai apostar em técnicas variadas de produção gráfica, como xerox, serigrafia, carimbagem, estêncil, transparências e colagens. As publicações serão distribuídas a todos/as os/as presentes no Encontro.

b) Vagas: 15 participantes

c) Materiais necessários:
- 1 máquina de Xerox
- 1 scanner / 1 computador / 1 impressora preto e branco
- 8 máquinas fotográficas compactas
- Revistas diversas para recorte / 4 colas / 4 tesouras
- Papéis diversos (sobras de outdoor, creative papers, papel jornal, papel chamex colorido, papel reciclato, papel chamex normal, papel color plus ou color set 120g ou 180g).
- 20 transparências / texturas diversas
- 1 tela de serigrafia / 1 rodo / 1 tinta à base d’água para serigrafia
- Folhas de Letraset
- Grampeador / grampos
- 2 retrós de fio encerado de ponto de cruz (azul turquesa e vermelho)
- 10 agulhas

d) Educadoras: Bruna Lubambo e Mila Barone (AIC), Luís Santiago (Pedra Azul)
  
4 - Oficina de Fotografia

a)     Breve descrição
Oficina voltada para iniciantes. Na primeira parte do encontro, os/as participantes serão introduzidos/as a um breve panorama histórico da fotografia. Também serão apresentados conceitos básicos da fotografia e discutidas as principais funcionalidades das câmeras digitais e analógicas. No segundo momento, será realizado um exercício prático no contexto do V ECVJ, tomando como base as discussões anteriores.

b)    Vagas: 15

c)     Materiais necessários
- Câmeras fotográficas digitais;
- Projetor;
- Notebook.

d)     Educadora: Eveline Xavier (AIC) e Gabriel Vieira (CEDEDICA-Vale)
  
5 – Oficina de Audiodrama

a) Breve descrição

A oficina tem o objetivo de formar os jovens para a produção de programas de rádio no formato de audiodrama e promover uma reflexão sobre as possibilidades de uso desse formato. Em um primeiro momento, será apresentado um panorama histórico sobre a radionovela e a radiodramaturgia. Também, terão momentos de apresentação e escuta de programas nesse formato, apresentando possibilidades diferentes. Feito isso, serão produzidos, junto com os participantes, programas de audiodrama, passando pela roteirização, gravação e edição e escuta. Além de desenvolverem técnicas de locução, os participantes terão a oportunidade de explorar a linguagem sonora com o uso de efeitos sonoros e a interpretação criativa de textos.

b) Vagas: 20 participantes

c) Materiais necessários:

- Computadores (um para cada 4 pessoas)em que possam ser instalados os programas Audacity e que tenham acesso à internet).
- Caixas de som
- Blocos de anotação e canetas para produção de roteiros

d) Educadorxs: Carolina Gonçalves e Ulisses de Oliveira (Vozes do Vale), Valdeir (Casa da Juventude).
  
6 – Oficina de Graffiti

a) Breve descrição

A proposta da oficina é baseada numa ação anteriormente executada no muro da FACE ­ UFMG, lugar onde o produto final dessa oficina se encontrar ainda exposto. O objetivo é proporcionar aos participantes uma experiência de construção coletiva através de formas elementares do desenho (círculo e linha) um painel de representação imagética. Para participar não precisa possuir habilidades de desenho, só é necessário capacidades motoras humanas básicas, vontade e coragem.

b) Vagas: 20 participantes

c) Materiais necessários
Máscaras Respiratórias PFF1 sem válvula CA
Unidade
25
Lona Plástica Preta - Comprimento 5,00 M e  Largura 1,00 M
Pacote
2
Luva Látex Select - Supermax, caixa com 100 unidades
Caixa
1
Tinta Spray Uso Geral Colorgin Brilho Vermelho 400ml
lata
6
Tinta Spray Uso Geral Colorgin Brilho Azul Escuro 400ml
lata
6
Tinta Spray Uso Geral Colorgin Brilho Azul Médio 400ml
lata
6
Tinta Spray Uso Geral Colorgin Brilho Azul Claro 400ml
lata
6
Tinta Spray Uso Geral Colorgin Brilho Violeta 400ml
lata
6
Tinta Spray Uso Geral Colorgin Brilho Rosa 400ml
lata
6
Tinta Spray Uso Geral Colorgin Brilho Dourado 400ml
lata
6
Tinta Spray Uso Geral Colorgin Brilho Preto 400ml
lata
12
Tinta Spray Uso Geral Colorgin Brilho Branco 400ml
lata
6

d) Educador: Pedro Virgílio (Pedro Ninja)

7 – Oficina de Edição e Produção Audiovisual

a) Breve descrição

A oficina será composta por uma parte teórica que abordará os seguintes temas: (a) Imagem: Compreender os conceitos de fotografia; Planos cinematográficos; Movimentos de câmera; (b) Áudio: Importância do som para o vídeo; Sonoplastias; Trilha sonora; (c) Produção: Pré produção,             Roteirização; (d) Edição: Noções básicas de corte; Montagem e decupagem do material produzido; Introdução ao software;

b) Vagas: 20 participantes

c) Materiais necessários:
- Computadores com acesso à internet (1 para cada 2 participantes)
- Projetor/es, extensão cabos (conectores P2/p10/RCA/ HDMI)
- Máquinas fotográficas e filmadoras
- Canetas, lápis, canetões, canetinhas, blocos de papel etc.
- E outros materiais que poderão ser verificados no local

d) Facilitadores: Fábio Barbosa (Suporte de Comunicação) e Elaíny Carmona (Itaobim)

8 – Oficina de Produção de Conteúdos não-ficcionais

a) Breve Descrição

As redes sociais vêm cada vez mais cumprindo o papel que antes era restrito ao Jornal Nacional na TV, ou para as grandes editoras nos jornais ou até para os colunistas nos sites. Agora perdemos o controle - a informação está com todo mundo e pode ser compartilhada com todos a qualquer minuto (e na maioria das vezes antes do twitter oficial da Globo News). A Oficina vem pra potencializar algo que os jovens hoje já fazem bem – compartilhar e amplificar e até remixar a informação, debatendo a utilização de redes como Twitter, Facebook, Tumblr, entre outros.

b) Vagas: 20 participantes

c) Materiais necessários:
- Projetor
- Computador
- Mesa
- Cadeiras
- Internet
- Caixa de Som Ativa
- Tela/Parede projetável

d) Educadora: Rede Minas

e) Materiais Didáticos:

- Cartilha Oficina Técnica - Redes Sociais
- Cartilha Oficina Conceitual - Redes Sociais
- Sites/Redes Sociais

9 – Oficina de Diagnóstico de relações comunicativas

a) Breve descrição

A oficina tem como objetivo reforçar junto aos participantes a comunicação estratégica de grupos e entidades do Vale do Jequitinhonha, enfatizando seu aspecto relacional, somado ao informacional. A comunicação relacional tem foco na comunicação dirigida a públicos de diferentes características e deve ser vista como importante ferramenta ao se pensar estratégicas de comunicação para mobilização social. Serão utilizados jogos para mapeamento de públicos e qualificação dos vínculos de cada um deles em relação a uma causa social.

b) Vagas: 20 participantes, sendo que precisam representar algum grupo/ coletivo/ entidade.

c) Materiais necessários:

- Computador e projetor
- Papéis coloridos, caneta hidrocor, post its, durex, cartolina, caneta esferográfica.

d) Educadoras: Emanuela São Pedro e Carol D’Alessandro (Associação Imagem Comunitária – AIC)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.