enviado por Cláudio Bento
V Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha é realizado em Medina
O evento está marcado para os dias 22, 23 e 24 de janeiro e é uma parceria entre a UFMG e os comunicadores e coletivos juvenis do Vale
** Confira as oficinas e seus horários **
As inscrições para as oficinas já estão abertas
As práticas e as políticas públicas de comunicação, bem como o acesso público às mídias, são os debates que motivam a realização do Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha. O evento é um espaço para que comunicadores, jornalistas, radialistas, blogueiros, juventude e autoridades da região possam discutir os entraves da produção midiática, e suas possíveis soluções,
no Vale do Jequitinhonha. Já em sua quinta edição, o Encontro de Comunicadores será realizado entre os dias 22 e 24 de janeiro de 2016 na cidade de Medina, Médio Jequitinhonha.
Para esta edição do evento, serão ofertadas nove oficinas voltadas, principalmente, para comunicadores do Vale, com os temas: Audiodrama, Iniciação à edição de vídeo, Mídia tática, Cobertura midiática, Fotografia, Graffiti, Publicações literárias independentes, Outros formatos possíveis para o telejornalismo e Diagnóstico de relações comunicativas. Além disso, a programação conta com mesas redondas que irão abordar a formação de redes, as políticas públicas de comunicação e a democratização dos meios.
As inscrições para as oficinas já estão abertas e está disponível para qualquer pessoa interessada, com exceção para a oficina “Diagnóstico de relações comunicativas”, que é voltada exclusivamente para gestores de grupos culturais e coletivos juvenis. Entendendo a abrangência do evento entre moradores de diferentes cidades da região, será oferecido alojamento gratuito aos participantes.
O V Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha é realizado com o apoio local de comunicadores e coletivos juvenis. Além disso conta com a parceria das ONGs Associação Imagem Comunitária (AIC) e Oficina de Imagens e da Rede Minas para a realização das oficinas e composição das mesas de debate ao longo da programação do evento.
“Criar + Compartilhar = Comunicar”
A primeira edição do evento foi realizada em 2012 na cidade de Itaobim e levantou discussões sobre o acesso público às mídias, a democratização dos meios de comunicação e as mídias do Vale do Jequitinhonha. Esse mesmo debate permanece na quinta edição do evento, mas avança para o debate sobre como efetivamente pode haver mobilização e consolidação de redes entre os comunicadores do Vale do Jequitinhonha.
Com o tema “Criar + Compartilhar = Comunicar”, o Encontro pretende, por meio de uma Carta aberta dos Comunicadores do Vale, alinhar as questões eminentes sobre a atual situação da produção de comunicação sobre e do Vale. A construção da Carta é dada de forma colaborativa entre os envolvidos e participantes do evento.
Polo de Integração da UFMG
O Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha vem articulando, há quase vinte anos, projetos promovidos pela Universidade na região, nas mais diversas áreas do conhecimento, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Vale.
Para mais informações, acesse www.ufmg.br/polojequitinhonha/index.php , ou mande um e-mail para polojequitinhonhaufmg@gmail.com
Tema: “Criar +
Compartilhar: Comunicar”.
Programação
Sexta-feira (22/01/2016)
7h30 as 09h00 - Café da
Manhã e Credenciamento (Alojamento)
09h00 às 12h00 –
Credenciamento dos não alojados (Secretaria)
10h00 as 12h00 – Recepção,
Intervenções artísticas, apresentação cultural.
12h00 as 14h00 – Almoço
14h00 as 17h30 –
Pré-oficinas (cada um no seu local específico), com café de 15 minutos.
Oficinas: (1) Audiodrama
[Vozes do Vale]; (2) Iniciação à Edição de Vídeo [Suporte de Comunicação +
Elaíny]; (3) Mídia Tática [Oficina de Imagens]; (4) Cobertura Midiática [Redondo];
(5) Fotografia [AIC + Gabinha]; (6) Graffiti [Pedro Ninja]; (7) Publicações
literárias independentes / CiberCordel / Zine [AIC + Luís Santiago]; (8)
Produção de conteúdos não-ficcionais para Web [Rede Minas].
17h30 as 20h00 – Jantar
20h00 as 21h30 - Abertura
Solene + Execução de Hinos [Prefeito, Vice-prefeito, Representante das
Secretarias, Representante das ONGs, Representante do Legislativo,
Representante dos Comunicadores, Márcio (ou Grazi)] – 40 minutos; Apresentação
Cultural – 20 minutos; Conferência de Abertura sobre Formação de Redes e
Compartilhamento – 40 minutos [Rafaela da AIC ou Carol Abreu da OI];
Programação Cultural na Praça.
Sábado (23/01/2016)
7h30 as 8h30 - Café da
Manhã (Alojamento)
8h30 as 9h30 – Apresentação
cultural na Feira local
9h30 as 12h30 - Oficinas,
com café de 15 minutos
12h30 as 14h00 - Almoço
14h00 as 18h30 - Oficinas,
com café de 15 minutos
18h30 as 20h00 - Jantar
20h00 as 21h30 - Mostra das
Oficinas e Virada Cultural
Domingo (24/01/2016)
7h30 as 9h00 - Café a da
Manhã (Alojamento)
9h00 as 10h30 - Mesa
redonda: “Políticas públicas de Comunicação e Democratização dos Meios”.
10h30 as 12h00 - Plenária
final (Apresentação da Próxima Cidade Sede); Construção da Carta dos
Comunicadores e Apresentação Cultural
12h00 - Almoço
1 -
Oficina de Cobertura do V ECVJ
a)
Breve descrição
Em
cinco anos de Encontro de Comunicadorxs, o Vale do Jequitinhonha acumula
experiências e amadurece discussões relacionadas ao universo da comunicação no
território. Mas como o Encontro se comunica com a população dos municípios? O
que é feito desse debate quando o Encontro acaba? De que forma as diversas
edições aproveitam o conteúdo gerado pelas anteriores? Pensando nessas
questões, será formada uma equipe para a cobertura do V ECVJ. A atividade vai
articular duas dimensões da cobertura jornalística: de um lado, o diálogo com a
população de Medina, buscando informar e envolver o município na programação do
Encontro. De outro, a produção de registros em fotografia, áudio, vídeo e texto
sobre o evento, com o objetivo de resgatar a memória das edições anteriores e
gerar material para os anos seguintes.
b)
Produtos previstos
•
Boletins físicos diários, para a distribuição em Medina
•
Pílulas de vídeo sobre as atividades realizadas
•
Pílulas de vídeo sobre os encontros anteriores
•
Fotografia de registro
•
Blog de memória do Encontro
c)
Vagas: 15 a 20
d)
Horário: Sexta de 12h às 17h / Sábado de
9h às 17h / Domingo de 9h às 12h
e)
Materiais necessários:
• 3
gravadores
• 5
computadores
• 6
câmeras
•
Kit de projeção - Data show / Telão / Extensão / Filtro de linha / Caixa de som
•
Papel colorido (três cores) – 200 por dia / 600 folhas
•
Impressão / Xerox
f)
Facilitador@s: Redondo- Centro
Multimídia e Oficina de Imagens
2 – Oficina de Mídia Tática
a) Breve descrição
Corpo, imagem, som, objetos, textos e novas
mídias - ferramentas simples, de fácil acesso, que podem comunicar um mundo e
transformar a realidade que nos cerca. Muita gente tem produzido informação por
aí e incidindo em espaços, sem saber e entender o que estão fazendo. É a partir
dessa reflexão que propomos uma oficina de mídia tática, capaz de demonstrar
como utilizamos, consumimos e passamos adiante as representações de nossa
realidade. Buscaremos em nossos encontros experimentar diferentes formas de
comunicação que colocam nossas opiniões em discussão nos diversos espaços
públicos, sejam eles reais e/ou virtuais. Trocaremos informações e
experiências, inventando um lugar em que todos criam, interferem, recombinam e
informam.
b) Vagas: 20 jovens
c) Materiais Necessários:
- Espaço com boa conexão de internet;
- Gravadores de áudio;
- Câmeras fotográficas;
- Celulares que filmam;
- Caixas de som com cabos;
d) Facilitador@s: Fernanda
Godinho; João Paulo Mendes; Luisa Helena Ribeiro; Tayrone Pascoal.
3 – Oficina de
publicações literárias independentes
a) Breve descrição
Inspirados em zines, livretos, almanaques e outras formas
criativas de expressão de ideias e desejos, os/as participantes vão criar sua
própria publicação literária independente, com base em textos e imagens
“hiperlocais” construídos durante o IV Encontro de Comunicadores. A oficina vai
apostar em técnicas variadas de produção gráfica, como xerox, serigrafia,
carimbagem, estêncil, transparências e colagens. As publicações serão
distribuídas a todos/as os/as presentes no Encontro.
b) Vagas: 15 participantes
c) Materiais
necessários:
- 1 máquina de Xerox
- 1 scanner / 1 computador / 1 impressora preto e branco
- 8 máquinas fotográficas compactas
- Revistas diversas para recorte / 4 colas / 4 tesouras
- Papéis diversos (sobras de outdoor, creative papers, papel
jornal, papel chamex colorido, papel reciclato, papel chamex normal, papel
color plus ou color set 120g ou 180g).
- 20 transparências / texturas diversas
- 1 tela de serigrafia / 1 rodo / 1 tinta à base d’água para
serigrafia
- Folhas de Letraset
- Grampeador / grampos
- 2 retrós de fio encerado de ponto de cruz (azul turquesa e
vermelho)
- 10 agulhas
d) Educadoras: Bruna Lubambo e
Mila Barone (AIC), Luís Santiago (Pedra Azul)
4 - Oficina de
Fotografia
a) Breve descrição
Oficina voltada para iniciantes. Na primeira parte do
encontro, os/as participantes serão introduzidos/as a um breve panorama
histórico da fotografia. Também serão apresentados conceitos básicos da
fotografia e discutidas as principais funcionalidades das câmeras digitais e
analógicas. No segundo momento, será realizado um exercício prático no contexto
do V ECVJ, tomando como base as discussões anteriores.
b) Vagas: 15
c) Materiais necessários
- Câmeras fotográficas digitais;
- Projetor;
- Notebook.
d)
Educadora: Eveline Xavier
(AIC) e Gabriel Vieira (CEDEDICA-Vale)
5 – Oficina de Audiodrama
a) Breve descrição
A oficina tem o objetivo de formar os jovens para a produção
de programas de rádio no formato de audiodrama e promover uma reflexão sobre as
possibilidades de uso desse formato. Em um primeiro momento, será apresentado
um panorama histórico sobre a radionovela e a radiodramaturgia. Também, terão
momentos de apresentação e escuta de programas nesse formato, apresentando
possibilidades diferentes. Feito isso, serão produzidos, junto com os
participantes, programas de audiodrama, passando pela roteirização, gravação e
edição e escuta. Além de desenvolverem técnicas de locução, os participantes
terão a oportunidade de explorar a linguagem sonora com o uso de efeitos
sonoros e a interpretação criativa de textos.
b) Vagas: 20 participantes
c) Materiais
necessários:
- Computadores (um para cada 4 pessoas)em que possam ser
instalados os programas Audacity e que tenham acesso à internet).
- Caixas de som
- Blocos de anotação e canetas para produção de roteiros
d) Educadorxs: Carolina Gonçalves
e Ulisses de Oliveira (Vozes do Vale), Valdeir (Casa da Juventude).
6 – Oficina de
Graffiti
a) Breve descrição
A proposta da oficina é baseada numa ação anteriormente
executada no muro da FACE UFMG, lugar onde o produto final dessa oficina se
encontrar ainda exposto. O objetivo é proporcionar aos participantes uma
experiência de construção coletiva através de formas elementares do desenho
(círculo e linha) um painel de representação imagética. Para participar não
precisa possuir habilidades de desenho, só é necessário capacidades motoras
humanas básicas, vontade e coragem.
b) Vagas: 20 participantes
c) Materiais
necessários
Máscaras Respiratórias PFF1 sem válvula CA
|
Unidade
|
25
|
Lona Plástica Preta - Comprimento 5,00 M e Largura 1,00 M
|
Pacote
|
2
|
Luva Látex Select - Supermax, caixa com 100
unidades
|
Caixa
|
1
|
Tinta Spray Uso Geral Colorgin Brilho Vermelho
400ml
|
lata
|
6
|
Tinta Spray Uso Geral Colorgin Brilho Azul Escuro
400ml
|
lata
|
6
|
Tinta Spray Uso Geral Colorgin Brilho Azul Médio
400ml
|
lata
|
6
|
Tinta Spray Uso Geral Colorgin Brilho Azul Claro
400ml
|
lata
|
6
|
Tinta Spray Uso Geral Colorgin Brilho Violeta
400ml
|
lata
|
6
|
Tinta Spray Uso Geral Colorgin Brilho Rosa 400ml
|
lata
|
6
|
Tinta Spray Uso Geral Colorgin Brilho Dourado
400ml
|
lata
|
6
|
Tinta Spray Uso Geral Colorgin Brilho Preto 400ml
|
lata
|
12
|
Tinta Spray Uso Geral Colorgin Brilho Branco
400ml
|
lata
|
6
|
d) Educador: Pedro Virgílio
(Pedro Ninja)
7 – Oficina de Edição
e Produção Audiovisual
a) Breve descrição
A oficina será composta por uma parte teórica que abordará
os seguintes temas: (a) Imagem: Compreender os conceitos de fotografia; Planos
cinematográficos; Movimentos de câmera; (b) Áudio: Importância do som para o
vídeo; Sonoplastias; Trilha sonora; (c) Produção: Pré produção, Roteirização; (d) Edição: Noções
básicas de corte; Montagem e decupagem do material produzido; Introdução ao
software;
b) Vagas: 20 participantes
c) Materiais
necessários:
- Computadores com acesso à internet (1 para cada 2
participantes)
- Projetor/es, extensão cabos (conectores P2/p10/RCA/ HDMI)
- Máquinas fotográficas e filmadoras
- Canetas, lápis, canetões, canetinhas, blocos de papel etc.
- E outros materiais que poderão ser verificados no local
d) Facilitadores: Fábio Barbosa
(Suporte de Comunicação) e Elaíny Carmona (Itaobim)
8 – Oficina de
Produção de Conteúdos não-ficcionais
a) Breve Descrição
As redes sociais vêm
cada vez mais cumprindo o papel que antes era restrito ao Jornal Nacional na
TV, ou para as grandes editoras nos jornais ou até para os colunistas nos
sites. Agora perdemos o controle - a informação está com todo mundo e pode ser
compartilhada com todos a qualquer minuto (e na maioria das vezes antes do twitter oficial da Globo News). A
Oficina vem pra potencializar algo que os jovens hoje já fazem bem –
compartilhar e amplificar e até remixar a informação, debatendo a utilização de
redes como Twitter, Facebook, Tumblr, entre outros.
b) Vagas: 20
participantes
c) Materiais necessários:
- Projetor
- Computador
- Mesa
- Cadeiras
- Internet
- Caixa de Som Ativa
- Tela/Parede
projetável
d) Educadora: Rede
Minas
e) Materiais Didáticos:
- Cartilha Oficina
Técnica - Redes Sociais
- Cartilha Oficina
Conceitual - Redes Sociais
- Sites/Redes Sociais
9 – Oficina de Diagnóstico
de relações comunicativas
a) Breve descrição
A oficina tem como objetivo reforçar junto aos participantes
a comunicação estratégica de grupos e entidades do Vale do Jequitinhonha,
enfatizando seu aspecto relacional, somado ao informacional. A comunicação
relacional tem foco na comunicação dirigida a públicos de diferentes
características e deve ser vista como importante ferramenta ao se pensar
estratégicas de comunicação para mobilização social. Serão utilizados jogos
para mapeamento de públicos e qualificação dos vínculos de cada um deles em
relação a uma causa social.
b) Vagas: 20 participantes,
sendo que precisam representar algum grupo/ coletivo/ entidade.
c) Materiais
necessários:
- Computador e projetor
- Papéis coloridos, caneta hidrocor, post its, durex,
cartolina, caneta esferográfica.
Comentários