Pular para o conteúdo principal

Todos no mesmo barco - por Dinovaldo Gilioli

Todos no mesmo barco

Independentemente da opinião que cada um tenha sobre o ex-governo Dilma Rousseff, o que é naturalmente legítimo; independentemente da opinião que cada um tenha sobre o impeachment da presidenta, o que é naturalmente polêmico, é imprescindível lembrar qual foi o projeto, qual foi a proposta que venceu as eleições presidenciais em outubro de 2014. 
Porque falo isso? Ora, sobre as questões mencionadas acima pode-se convergir ou divergir, ter opiniões iguais ou totalmente contrárias. No entanto, em relação a proposta que venceu as eleições, é preciso ter clareza.
Se, de fato, o voto no Brasil é símbolo do exercício pleno da democracia como o Tribunal Superior Eleitoral – TSE faz questão de propagar e, deve ser respeitado, não há como concordar com o que vem ocorrendo no país. O Brasil passa por mudanças contrárias ao projeto que a maioria da população, através do voto direto, escolheu.

O impeachment, portanto, sem entrar no mérito da sua análise, não elimina o compromisso do governo em dar continuidade ao que vinha sendo implementado. Destaca-se, ainda, o fato de que o atual presidente da República, Michel Temer, era vice na chapa de Dilma.
Isto é a teoria, na prática o que se observa cada vez mais e com maior nitidez é que a retirada de Dilma Rousseff da presidência do Brasil tinha como objetivo principal a mudança de projeto do país, do projeto sacramentado pelas urnas em outubro de 2014. Assim sendo, podemos afirmar que a tão decantada democracia está sendo vilipendiada à clara luz do dia.
O projeto que venceu as eleições presidenciais e que Michel Temer deveria cumprir, não propunha o desmonte do estado brasileiro com a entrega de suas riquezas e do patrimônio público. O projeto que venceu as eleições, não apregoava a retirada e/ou redução de direitos trabalhistas, O projeto que venceu as eleições, não engessava o estado no que se refere ao atendimento das necessidades básicas da população.
Independentemente do juízo de valor que cada um faça sobre o impeachment, os que vivem da sua força de trabalho (ativos e aposentados) agora estão todos no mesmo barco. Se não houver muita luta para tentar barrar o que está sendo imposto, o povo mais uma vez vai pagar a conta e os patos da FIESP ainda rirão da nossa cara!

Dinovaldo Gilioli é escritor


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.