Pular para o conteúdo principal

Teresinka Pereira palestra na Academia Mineira de Letras - por Lucinha Lima

enviado por Teresinka Pereira

Teresinka Pereira palestra 

na Academia Mineira de Letras


No dia 26 de junho, a escritora Teresinka Pereira fez uma belíssima palestra sobre os “Poetas Russos Contemporâneos”, na Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte (MG).
A apresentação foi feita pela Presidente da Academia Feminina  Mineira de Letras,  Sra. Maria Inês e antes de dar inicio a Palestra houve a entrega  algumas homenagens:
- Honoris Causa para a Sra. Elizabeth Rennó;
- Moeda de ouro cunhada com o rosto de Barak Obama, para Artista Plástica e Fundadora da  Academia Feminina Mineira de Letras, Sra. Lívia Pauliniy e   
 - Diploma da Associação para escritora Yara Abreu.
A Palestra foi iniciada, com a citação do poeta Espanhol Carlos Fernandez Del Ganso: “A poesia é o que há de mais perdurável da linguagem”.  E com essa máxima, Teresinka falou sobre a sensibilidade, amor, sofrimento e injustiças que sofreram os poetas russos.
Teresinka ainda citou poemas de Vladimir Mayakovski, que escreveu em um poema seu próprio suicídio: ”A flauta vértebra”; Josepf Brodsky, que escreveu um poema de amor para Teresinka, o que lhe custou o seu segundo divórcio; citou também Igor Mikhilusenko, que escreveu um poema para Vladimir Putin e citou ainda poema de Adolf Shvedchikov.
Para finalizar as citações e a palestra, ouviu-se novamente o talento do poeta espanhol Carlos Fernández Del Ganso: “A verdadeira história dos povos é escrita pelos poetas. Ler poesia civiliza, humaniza, produz inteligência”. 

A palestrante respondeu a algumas perguntas feitas pelas pessoas presentes e informou que não gosta de internet, além de não ter tempo para tal recurso. Por isso, ainda preza a escrita no papel.
Teresinka Pereira é brasileira residente nos EUA. Presidente da IWA - Associação Internacional de Escritores e Artistas. É Embaixadora at Large do Parlamento Mundial dos Estados para a Segurança e Paz. Foi nomeada Ministro dos Direitos Humanos na Comissão dos Povos Indígenas do Parlamento Internacional. Em 1989, foi eleita membro da Academia Norte-Americana da Língua Espanhola, correspondente da Real Academia Espanhola. Nomeada Delegada da Universidade de Cambridge Internacional nos Estados Unidos.  Foi indicada candidata ao Prêmio Nobel em 2005, pelo International Poetry Translation and Research Center. Nomeada Presidente Honorária da Associação Hispânica de Escritores. Em 2011, foi nomeada Embaixadora Honorária do International Forum for Literature, Arts and Culture (IFLAC) nos Estados Unidos.
Esta colunista, Lucinha Lima, esteve presente fazendo a cobertura do evento e apoiando Terezinka Pereira, uma vez que a mesma é uma das Representantes Internacionais do Jornal Sem Fronteiras nos EUA. 
Foi sem dúvida um belo momento e ao final, Teresinka foi muito aplaudida. 
 
  • Texto Lucinha Lima 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares.

*********

os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.              

VII Seletiva Nacional de Poesia – 2017 Para a edição do livro VII COLETÂNEA SÉCULO XXI

VII Seletiva Nacional de Poesia – 2017 Para a edição do livro VII COLETÂNEA SÉCULO XXI - que trará uma Homenagem ao poeta e professor Pedro Lyra – 
(será o 41º livro editado pela PoeArt Editora- DESDE 2006 COM VOCÊ!) (Prazo: ATÉ 30 de abril de 2017)
(somente pela INTERNET)


   A PoeArt Editora de Volta Redonda RJ, institui o livro VII Coletânea Século XXI  (depois das bem sucedidas Antologias Poéticas de Diversos Autores, Vozes de Aço da I a XVIII, depois do sucesso da I a VI Coletânea Século XXI, do livro Cardápio Poético, 1ª e 2ª edição, I a III Coletânea Viagem pela Escrita. Dentre os já homenageados por suas contribuições literário-culturais em nossos livros, estão: Adahir Gonçalves Barbosa, Alan Carlos Rocha, Álvaro Alves de Faria, Astrid Cabral, Clevane Pessoa, Flávia Savary, Flora Figueiredo, Gilberto Mendonça Teles, Maria Braga Horta (in memoriam), Maria José Bulhões Maldonado, Mauro Mota, Olga Savary, Oscar Niemeyer, Pedro Albeirice da Rocha e Pedro Viana.


SEM TAXA DE INSCRIÇÃO: (AT…

SAFRA VELHA DE CLÁUDIA BRINO recebe indicação do International Poetry News

É com alegria e surpresa que acabo de receber de Giovani Campisi a notícia de que o livro Safra Velha de Cláudia Brino (Costelas Felinas) é um dos livros indicados para concorrer ao Prêmio Nobel de Literatura 2018.

Indicado pelo jornal International Poetry News entre 25 títulos de autores internacionais encaminhados ao Comitê Organizador do Prêmio Nobel de Literatura - 2018
A indicação foi feita pela Direzione Editoriale / Edizioni Universum

clique na imagem e veja a IPN  INDICAÇÃO NO - INTERNATIONAL POETRY NEWS


Este livro não é vendido em livrarias e se movimenta à margem da grande mídia. Adquirindo a versão impressa você receberá dedicatória especial tendo o seu nome impresso no livro.