Pular para o conteúdo principal

[Uruguai] - 4ª Feira do Livro Anarquista de Montevidéu 2015



 Enviado por Derlone Pereira


C o m u n i c a d o

Como faz muito tempo não ocorria, os cárceres do mundo hoje estão cheios de anarquistas, diferentes modos de prisão e tortura se aplicam aos que lutam contra o Poder. Mas em vez de diminuir nossos ânimos, em vez de cair na morbidez ou na tragédia, decidimos seguir avançando, seguir lutando pela queda do capitalismo e de toda autoridade. Por quê? Porque sabemos que golpes que recebemos refletem golpes que demos. Tanta repressão só se deve a um aumento exponencial da luta antiautoritária no mundo. Os guardiães da ordem temem aos que perderam o medo.


Se a presença no mundo das ideias antiautoritárias hoje é tão fundamental, e se tantos golpes recebem os companheiros é porque como nunca, a influência anarquista nas lutas sociais se tornou imprescindível. Nas inesperadas insurreições no Oriente Médio ou nas “novas” formas de protesto no primeiro mundo ou América Latina, encontramos um fio comum: a busca da auto-organização vai substituindo as velhas formas autoritárias. A luta pela liberdade, então, necessita ser pensada, posta em questão e potencializada.

A não mercantilização da vida abre a possibilidade a um mundo agonizante, a organização do social baseada na liberdade, o respeito, o mútuo apoio, a solidariedade e a reciprocidade é a base de um futuro possível e desejável. Longe da dominação, que tem sido a marca do mundo capitalista, são possíveis as práticas generalizadas que não tornam a uma parte dos Homens, a outros animais ou as coisas como mercadorias para explorar.

A 4ª Feira do Livro Anarquista de Montevidéu, a realizar-se em 15 e 16 de agosto deste ano, é um espaço para refletir acerca das práticas, as cotidianas, as que fazem parte de diferentes projetos de ação contra o Poder, e em geral, de todas as que buscam a transformação profunda do mundo. Para poder realizá-la requeremos da participação de todxs aquelxs compas que queiram apresentar suas publicações ou encarar alguma oficina que lhes interesse. O temário está aberto até 20 de julho do corrente.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares.

*********

os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.              

VII Seletiva Nacional de Poesia – 2017 Para a edição do livro VII COLETÂNEA SÉCULO XXI

VII Seletiva Nacional de Poesia – 2017 Para a edição do livro VII COLETÂNEA SÉCULO XXI - que trará uma Homenagem ao poeta e professor Pedro Lyra – 
(será o 41º livro editado pela PoeArt Editora- DESDE 2006 COM VOCÊ!) (Prazo: ATÉ 30 de abril de 2017)
(somente pela INTERNET)


   A PoeArt Editora de Volta Redonda RJ, institui o livro VII Coletânea Século XXI  (depois das bem sucedidas Antologias Poéticas de Diversos Autores, Vozes de Aço da I a XVIII, depois do sucesso da I a VI Coletânea Século XXI, do livro Cardápio Poético, 1ª e 2ª edição, I a III Coletânea Viagem pela Escrita. Dentre os já homenageados por suas contribuições literário-culturais em nossos livros, estão: Adahir Gonçalves Barbosa, Alan Carlos Rocha, Álvaro Alves de Faria, Astrid Cabral, Clevane Pessoa, Flávia Savary, Flora Figueiredo, Gilberto Mendonça Teles, Maria Braga Horta (in memoriam), Maria José Bulhões Maldonado, Mauro Mota, Olga Savary, Oscar Niemeyer, Pedro Albeirice da Rocha e Pedro Viana.


SEM TAXA DE INSCRIÇÃO: (AT…

SAFRA VELHA DE CLÁUDIA BRINO recebe indicação do International Poetry News

É com alegria e surpresa que acabo de receber de Giovani Campisi a notícia de que o livro Safra Velha de Cláudia Brino (Costelas Felinas) é um dos livros indicados para concorrer ao Prêmio Nobel de Literatura 2018.

Indicado pelo jornal International Poetry News entre 25 títulos de autores internacionais encaminhados ao Comitê Organizador do Prêmio Nobel de Literatura - 2018
A indicação foi feita pela Direzione Editoriale / Edizioni Universum

clique na imagem e veja a IPN  INDICAÇÃO NO - INTERNATIONAL POETRY NEWS


Este livro não é vendido em livrarias e se movimenta à margem da grande mídia. Adquirindo a versão impressa você receberá dedicatória especial tendo o seu nome impresso no livro.