Pular para o conteúdo principal

EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO "MEMÓRIA ESSENCIAL"

enviado por Derlone Pereira

EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO "MEMÓRIA ESSENCIAL"

*Quarta-feira, dia 22 de julho de 2015, às 18h30
Local: Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania
- Rua Hermilo Alves, nº 290, Bairro Santa Tereza - Belo Horizonte/MG

*Roda de conversa entre as convidadas e o público: 

Ceres Canedo e Luciene Araujo (diretoras do curta).

Valéria Costa Couto (uma das entrevistadas no documentário, irmã de Walquíria Afonso Costa, guerrilheira desaparecida no Araguaia, em 1974).

Eliana Maria Piló Alexandrino (irmã de Pedro Alexandrino de Oliveira Filho, guerrilheiro desaparecido no Araguaia, em 1974).

Ângela Pezzuti (membro do Movimento Feminino pela Anistia - MFPA/MG, do Comitê Brasileiro de Anistia - CBA/MG durante as décadas de 1970 e 80; familiar de Carmela Pezzuti, Ângelo Pezzuti e Murilo Silva - presos políticos banidos do Brasil pela ditadura).

*Após a exibição e a roda de conversa, haverá projeção de vídeos com músicas (MPB e latino-americanas).

"Memória Essencial" (Brasil, 2011 - duração: 5 min.)
Direção: Ceres Canedo e Luciene Araujo.

Sinopse:

Memória Essencial é um foto-documentário híbrido baseado em registros documentais e relatos de duas familiares mineiras de desaparecidos na Guerrilha do Araguaia. É também um ensaio que percorre a poética das imagens construídas pela memória daqueles que sofreram mais cruelmente as consequências da ditadura militar no Brasil (1964-1985). No curta, Maria de Fátima Marques e Valéria Costa Couto narram as trajetórias de seus irmãos e as dores provocadas pelo desaparecimento forçado de um familiar. Expõem a oscilação entre o querer lembrar e o querer esquecer esta história sem fim. Essa "morte incerta" do indivíduo ausente. Essa história silenciada. 

*Emitiremos certificado.

Evento em rede social:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares.

*********

os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.              

Trajes Poéticos - RIMA ENCADEADA

Palavra final do verso que rima com outra palavra do meio do verso seguinte.

*****

os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores do concurso.