enviado por roberto de Queiroz
Roberto de Queiroz*
Admmauro Gommes (AG) já ultrapassa o montante de vinte livros publicados. Entre suas obras publicadas, quero destacar aquelas em que ele atua como organizador: dez até então. O que observo, nessas publicações coletivas de AG, são textos em prosa e em verso, abastecidos de uma qualidade linguístico-literária excepcional. Essa excepcionali-dade se faz maior ainda porque os textos são produzidos, em sua quase totalidade, pelos estudantes dos períodos iniciais do curso de Letras da FAMASUL, nas aulas de Teoria Literária.
Mas qual é o segredo de Admmauro Gommes? O que faz com ele consiga formar produtores de texto tão autônomos e proficientes? Qual é, afinal, a fórmula usada por ele? Sou testemunha ocular de que AG usa a metodologia mais eficiente que existe: ele orienta os estudantes a ouvir/falar (dialogar), a ler/reler (compreender) e a escrever/reescrever (revisar). É essa simetria didático-discursiva que faz o diferencial nas aulas de AG. Tanto que, apropriadamente, a disciplina ministrada por esse professor pode ser chamada Oficina de Criação Literária.
Tudo isso faz com que a FAMASUL se torne o maior celeiro de produtores de texto de Pernambuco. E, nesse celeiro, tanto os autores que integram as antologias organizadas por Admmauro Gommes quanto as próprias antologias organizadas por ele são crias suas. Aqueles por terem sua formação influenciada por AG e essas por serem preparadas por ele. Caso você não conheça as crias de Admmauro Gommes, eu lhe asseguro que vale a pena conhecê-las. Elas são espécies raras. Não as deixemos chegar à extinção!
* Poeta, prosador, professor de Português e especialista em Letras. Autor de “Leitura e escritura na escola: ensino e aprendizagem”, Livro Rápido, 2013, entre outros.
E-mail: robertodequeiroz@yahoo.com.br / Facebook: https://www.facebook.com/robertodequeiroz.2
Comentários